Artrose do Quadril: Como Identificar e Tratar

A artrose do quadril, também conhecida como osteoartrite do quadril, é uma doença degenerativa, caracterizada pelo desgaste progressivo da cartilagem que reveste as extremidades dos ossos nessa articulação. A cartilagem serve como um amortecedor, permitindo que os ossos se movam suavemente uns contra os outros. Com sua deterioração, ocorre o contato direto entre os ossos, […]

A artrose do quadril, também conhecida como osteoartrite do quadril, é uma doença degenerativa, caracterizada pelo desgaste progressivo da cartilagem que reveste as extremidades dos ossos nessa articulação.

A cartilagem serve como um amortecedor, permitindo que os ossos se movam suavemente uns contra os outros. Com sua deterioração, ocorre o contato direto entre os ossos, resultando em dor, rigidez e perda de mobilidade.

São vários os fatores que causam a artrose do quadril. O envelhecimento é uma das mais comuns, causado pelo desgaste natural, assim como fraturas ou outras lesões anteriores nesta região.

Algumas pessoas têm predisposição genética para desenvolver artrose. Doenças inflamatórias como artrite reumatoide podem desencadear essa condição, devido à inflamação na articulação.

Atividades que colocam pressão excessiva no quadril, como esportes de alto impacto ou trabalhos que envolvem levantar pesos pesados, podem acelerar o desgaste da cartilagem. Assim como o excesso de peso, que aumenta a pressão sobre o quadril, contribuindo para o desgaste da cartilagem.

Diagnóstico da artrose do quadril

O diagnóstico da artrose do quadril geralmente envolve o histórico clínico do paciente, como sintomas de dor, rigidez e dificuldade de movimentação, além de fatores de risco como idade, histórico familiar e atividades físicas. Durante o exame físico, o médico avalia a amplitude de movimento do quadril, a presença de dor ao movimentar a articulação e sinais de inchaço ou deformidade.

Radiografias (raios-x) são o principal método de imagem utilizado para diagnosticar a artrose do quadril, ao revelarem a perda de espaço articular, formação de osteófitos (esporões ósseos) e alterações ósseas. Em alguns casos, a ressonância magnética (RM) pode ser solicitada para avaliar a cartilagem e os tecidos moles ao redor da articulação.

Tratamento da artrose do quadril

O tratamento da artrose do quadril pode ser dividido em conservador e cirúrgico, dependendo da gravidade dos sintomas e do impacto na qualidade de vida do paciente.

O conservador consiste no uso de medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), em exercícios específicos monitorados por fisioterapeutas para melhorar a força muscular, a flexibilidade e a amplitude de movimento, a perda de peso para diminuir a pressão sobre a articulação do quadril e modificações no estilo de vida, tais como evitar atividades que sobrecarregam a região e usar dispositivos auxiliares, como bengalas, podem ajudar a reduzir o estresse na articulação.

Já o tratamento cirúrgico possui algumas variações, dependendo da gravidade da doença. A artroplastia total do quadril substitui o quadril por uma prótese artificial, sendo a modalidade cirúrgica mais comum. A osteotomia altera o alinhamento dos ossos para reduzir a pressão sobre a articulação danificada e o desbridamento artroscópico remove fragmentos de cartilagem ou esporões ósseos mediante uma cirurgia minimamente invasiva que, nos casos de osteoartrose, pode ser paliativa e preparatória para uma prótese definitiva.

Reabilitação após a cirurgia

A reabilitação depois de uma intervenção cirúrgica por artrose do quadril, ajuda a restaurar a função da articulação, melhorar a mobilidade e reduzir a dor. A fisioterapia inclui exercícios graduais que ajudam a recuperar a força muscular, a flexibilidade e a amplitude de movimento.

Exercícios realizados na água, por meio de hidroterapia, proporcionam resistência e diminuem a carga sobre a articulação. Outras técnicas como a terapia com calor ou frio, ultrassom e eletroterapia podem ser usadas para reduzir a dor e a inflamação. Faz parte da reabilitação também a reeducação postural, para ensinar a pessoa a realizar atividades diárias para minimizar o estresse na articulação.

Agende sua consulta e reabilitação no VITA

Mantenha sua saúde física em dia e agende sua consulta em uma das unidades do Vita, um centro especializado em ortopedia e fisioterapia, parceiro do Grupo Fleury.

Além do tratamento, o Vita dispõe de um time de especialistas em ortopedia em São Paulo para auxiliar na prevenção de lesões, em que há orientação de como realizar suas atividades da melhor forma, evitando danos ou traumas que podem acometer os músculos, articulações, ossos e ligamentos.