Conheça o diagnóstico e tratamento do Esporão do calcâneo

O esporão do calcâneo é uma formação óssea no calcanhar que pode gerar dor intensa e desconforto, especialmente ao caminhar ou permanecer em pé por longos períodos. Normalmente, o esporão do calcâneo é desencadeado por atividades de alto impacto, uso inadequado de calçados, excesso de peso, anatomia desfavorável do pé e envelhecimento. Esses fatores aumentam […]

O esporão do calcâneo é uma formação óssea no calcanhar que pode gerar dor intensa e desconforto, especialmente ao caminhar ou permanecer em pé por longos períodos. Normalmente, o esporão do calcâneo é desencadeado por atividades de alto impacto, uso inadequado de calçados, excesso de peso, anatomia desfavorável do pé e envelhecimento. Esses fatores aumentam a pressão e o estresse no calcanhar, contribuindo para o surgimento da protuberância óssea.

A dor no calcanhar é o principal sintoma do esporão do calcâneo, geralmente mais intensa ao acordar ou após longos períodos de inatividade. Embora nem todas as pessoas com esporão sintam dor, o desconforto quando presente indica inflamação na área afetada.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico do esporão do calcâneo é realizado através de uma avaliação clínica detalhada, na qual o médico examina os sintomas e o histórico do paciente. Para confirmar a presença do esporão, exame como o raio-x pode ser realizado para visualizar a formação óssea. Em alguns casos, também é solicitada a ressonância magnética (RM) para investigar outras anomalias associadas. 

Após o diagnóstico de esporão calcâneo, o ortopedista pode indicar abordagens conservadoras para tratar a condição. Por isso, normalmente recomenda-se repouso e redução de atividades que sobrecarregam os calcanhares e fisioterapia para alongar e fortalecer os músculos da perna e do pé. O uso de palmilhas ortopédicas também ajuda a distribuir a pressão de maneira equilibrada por toda a planta do pé, aliviando a pressão sobre o calcanhar. 

Em alguns casos, a terapia por ondas de choque é uma opção terapêutica indicada, que estimula a recuperação dos tecidos e pode aliviar os sintomas. Quando os tratamentos conservadores não aliviam a dor, a cirurgia para realizar a exérese do esporão e liberar a fáscia plantar é indicada.

Reabilitação pós cirúrgica

O processo de reabilitação inclui fisioterapia focada no fortalecimento muscular e na restauração da amplitude de movimento do pé. Além disso, os cuidados de acompanhamento regular são necessários para monitorar a cicatrização e reduzir a chance de complicações. 

Para prevenir as dores causadas pelo esporão do calcâneo, antes de qualquer atividade física, é importante realizar aquecimento e alongamentos para preparar os músculos e ligamentos. O uso de calçados adequados e a manutenção de um peso corporal saudável também pode diminuir significativamente a pressão exercida sobre os pés, auxiliando na prevenção de condições como o esporão do calcâneo.

Agende sua consulta e reabilitação no VITA

Cuide da sua saúde com quem é referência em cuidados de excelência. O Vita é a clínica de ortopedia e fisioterapia do Grupo Fleury e conta com os melhores especialistas em ortopedia e traumatologia do estado de São Paulo. 
Para agendar sua consulta, clique aqui ou entre em contato pelo telefone 4004-6420