Biblioteca
O Que Causa Dor Na Canela Em Corredores?
A dor na canela é uma queixa comum entre praticantes de corrida e acontece por vários fatores. Essa dor é frequentemente associada a uma condição conhecida como Síndrome do Estresse Tibial Medial (SETM), popularmente chamada de “canelite”. Esta síndrome se manifesta como uma dor na borda interna da tíbia, o osso da canela, devido à […]
A dor na canela é uma queixa comum entre praticantes de corrida e acontece por vários fatores. Essa dor é frequentemente associada a uma condição conhecida como Síndrome do Estresse Tibial Medial (SETM), popularmente chamada de “canelite”. Esta síndrome se manifesta como uma dor na borda interna da tíbia, o osso da canela, devido à sobrecarga repetitiva na região.
O diagnóstico da canelite é geralmente clínico, baseado na história do paciente, análise da rotina de treinamento e competições, e no exame físico. Radiografias e outros exames de imagem podem ser usados para descartar outras causas de dor na perna.
Principais causas da Síndrome do Estresse Tibial Medial (SETM)
Uma das principais causas de dor na canela após é a sobrecarga e o baixo período de recuperação dos músculos e tendões da perna. Durante uma maratona, por exemplo, os músculos da perna, especialmente o tibial anterior e os músculos da panturrilha, são submetidos a um esforço contínuo e intenso. A repetição constante de impacto e esforço pode levar à inflamação dos músculos, tendões e do periósteo (a membrana que reveste o osso da tíbia), resultando em dor.
A biomecânica e a técnica de corrida podem desenvolver dor na canela, que estão associados ao fortalecimento inadequado e a treinos com cargas excessivas sem intervalo de recuperação.
O uso de calçado é outro fator que pode gerar sobrecargas nessa região, como tênis de corrida que não fornecem um conforto adequado e auxilie na absorção do impacto.
A falta de preparação física adequada e aquecimento antes da corrida também contribui para a dor na canela. Músculos rígidos e não condicionados são mais propensos a lesões. Um programa de treinamento precisa incluir fortalecimento dos músculos das pernas, exercícios de mobilidade e técnicas de recuperação. O aquecimento antes da corrida aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos e tendões, preparando-os para o esforço físico.
Além dos fatores externos, fatores intrínsecos, como anatomia individual, também podem predispor um corredor à dor na canela. Algumas pessoas têm estruturas ósseas ou alinhamentos articulares que aumentam o risco, como uma curvatura excessiva da tíbia (tíbia vara), que aumenta o estresse na parte interna da perna.
Por fim, o treinamento excessivo, especialmente com aumento abrupto na intensidade ou volume de corrida, é uma causa comum de dor na canela. Corredores que não seguem um plano de treinamento progressivo e adequado sobrecarregam músculos e tendões, levando à inflamação e dor. É importante seguir um plano de treinamento que permita a recuperação adequada e a adaptação do corpo ao aumento de carga.
Prevenindo a SETM para as maratonas
A preparação antes de uma maratona é fundamental, com treinamento adequado e gradual para fortalecer os músculos e ossos, selecionando os calçados apropriados e discutindo aprimoramentos na técnica de corrida, enfatizando a postura correta e uma passada eficiente.
Adotar medidas preventivas e um plano de tratamento adequado pode ajudar a aliviar a dor e permitir que os corredores continuem a treinar e competir de maneira segura e eficaz.
Os exercícios de mobilidade e ativação muscular como forma de aquecimento são fundamentais momentos antes da maratona. Bem como a hidratação e a nutrição adequadas para evitar cãibras musculares e manter a saúde óssea. Se durante a corrida houver dor intensa ou persistente, a maratona deve ser interrompida.
Após a maratona, a prática de resfriamento pós-corrida pode incluir a aplicação de gelo nas áreas doloridas para reduzir a inflamação. Massagem e uso de rolo de espuma para relaxar os músculos da canela e liberar a tensão acumulada também são benéficas.
Agende sua consulta e reabilitação no VITA
Mantenha sua saúde física em dia e agende sua consulta ou análise de corrida em uma das unidades do Vita, um centro especializado em ortopedia e fisioterapia, parceiro do Grupo Fleury.
Além do tratamento, o Vita dispõe de um time de especialistas em ortopedia em São Paulo para auxiliar na prevenção de lesões, em que há orientação de como realizar suas atividades da melhor forma, evitando danos ou traumas que podem acometer os músculos, articulações, ossos e ligamentos.