Escoliose vertebral: como identificar?

A escoliose é uma condição caracterizada pela curvatura anormal da coluna vertebral na região tóraco-lombar. Apesar de ser mais comum em adolescentes, também pode ocorrer em adultos.  Essa é uma condição que pode variar de leve a grave, dependendo do grau de curvatura e da presença de outras complicações associadas. Causes da escoliose A escoliose […]

A escoliose é uma condição caracterizada pela curvatura anormal da coluna vertebral na região tóraco-lombar. Apesar de ser mais comum em adolescentes, também pode ocorrer em adultos. 

Essa é uma condição que pode variar de leve a grave, dependendo do grau de curvatura e da presença de outras complicações associadas.

Causes da escoliose

A escoliose pode ter diversas causas, que variam de acordo com a idade e outros fatores.

A escoliose idiopática é a mais comum, especialmente em adolescentes, onde a origem da curvatura é desconhecida. Outras causas podem incluir problemas neurológicos que afetam o controle muscular, desequilíbrios musculares resultantes de condições como a paralisia cerebral e anomalias congênitas que alteram o desenvolvimento normal das vértebras.

Sintomas da escoliose

Os sintomas associados à escoliose podem variar dependendo da gravidade da curvatura. Contudo, entre os sinais mais comuns destacam-se a inclinação do tronco para um lado, diferenças na altura dos ombros e escápulas, desnível na cintura, além de dor lombar e fadiga muscular após longos períodos em pé ou sentado. 

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da escoliose é realizado através de uma boa avaliação clínica, que envolve uma combinação de exames físicos e de imagem. Através do exame físico, já é possível identificar assimetrias no alinhamento corporal. No entanto, o raio-x pode ser solicitado pelo especialista para confirmar o diagnóstico e medir a gravidade da curvatura. Dessa maneira, é possível determinar o plano de tratamento mais adequado.

Os tratamentos para pacientes com escoliose lombar são variados e dependem do grau de curvatura, dos sintomas apresentados e da idade do paciente ao diagnóstico. Em casos leves, especialmente em crianças e adolescentes, pode ser recomendado apenas o acompanhamento regular para monitorar a progressão da curvatura. Contudo, para impedir a progressão ou corrigir a curvatura, o uso de coletes ortopédicos pode ser recomendado, principalmente em crianças e adolescentes em crescimento. 

Além disso, geralmente, recomenda-se a fisioterapia. Alguns exercícios específicos podem ajudar a fortalecer os músculos ao redor da coluna e melhorar a postura. Em casos graves ou quando há dor intensa e incapacitante, a cirurgia pode ser necessária para corrigir a curvatura e estabilizar a coluna.

Conheça mais sobre os melhores tratamentos para escoliose lombar! 

Veja: Como Tratar Escoliose

Agende sua consulta e reabilitação no VITA

Cuide da sua saúde com quem é referência em cuidados de excelência. O Vita é a clínica de ortopedia e fisioterapia do Grupo Fleury e conta com os melhores especialistas em Ortopedia e Traumatologia do estado de São Paulo. 

Para agendar sua consulta, clique aqui ou entre em contato pelo telefone 4004-6420