Endocrinologia Esportiva

A ENDOCRINOLOGIA ESPORTIVA

é uma especialidade que cuida do aparelho endócrino, avalia e orienta a adequação hormonal e metabólica, auxiliando atletas amadores e de alta performance a alcançarem melhores resultados em suas atividades físicas.

Conheça alguns dos hormônios que são avaliados na endocrinologia esportiva:

INSULINA

Gerado pelos carboidratos consumidos, o açúcar no sangue(ou glicose) é uma fonte importante de combustível para o organismo. Para usá-lo como energia, seu corpo precisa do hormônio da insulina para transportar o açúcar do sangue para as células. No caso do diabetes tipo 2 (a forma mais comum), ou as células ignoram a insulina ou o organismo não produz o suficiente. A glicose então se acumula, levando a problemas no coração, nos rins, nos olhos, nos nervos e nos vasos sanguíneos. Em seus estágios iniciais, o diabetes geralmente passa despercebido: você pode sentir mais sede e fome que o usual, ficar cansado e irritadiço ou precisar ir mais vezes ao banheiro. Detectá-lo no início ajuda muitos atletas diabéticos a desfrutar de corridas e treinamentos com mais segurança.

TESTOSTERONA

Apesar da testosterona ser um hormônio predominantemente masculino, é muito importante também em diversas funções nas mulheres. A testosterona ajuda no ganho de massa magra (músculos) e, consequentemente, promove o aumento do metabolismo basal que, por sua vez, contribui para a diminuição da massa gorda.

HORMÔNIO DO CRESCIMENTO (GH)

O GH consiste em um hormônio produzido pela hipófise. Este hormônio exerce a sua ação, de forma indireta, através da ativação de uma proteína produzida no fígado, o fator de crescimento insulina símile (IGF-1). Na juventude, a principal ação do GH consiste na promoção do crescimento. Já na idade adulta, a sua função está relacionada, sobretudo, à manutenção da massa magra e diminuição da massa gorda.

HORMÔNIO TIROIDIANO (HT)

O Hormônio Tiroidiano é secretado pela glândula tiroide e tem importância fundamental em várias funções vitais, com destaque para o metabolismo (produção de calor e energia). A diminuição desse hormônio (hipotiroidismo) torna nosso metabolismo mais lento e promove o ganho de peso. Já o seu excesso (hipertiroidismo), torna o nosso metabolismo mais acelerado e promovendo a perda do peso, mas às custas também de perda de massa magra (músculo). Destaca-se ainda a importância dos hormônios tiroidianos na modulação do trabalho muscular, inclusive do músculo cardíaco. Um endócrino esportivo pode atender pessoas que queiram melhorar o rendimento físico ou mudar o corpo com a perda de peso ou ganho de massa muscular.