Home > Especialidades > Ortopedista > Joelho

Joelho

Ortopedista especialista em joelho

O joelho é a articulação mais complexa do corpo humano, sendo composto por três ossos (fêmur, tíbia e patela), meniscos, ligamentos estabilizadores, músculos, tendões e bursa. Quando lesionado, requer cuidados específicos que devem ser recomendados por um ortopedista especialista em joelho.

Embora muitos médicos possam prescrever recursos terapêuticos, consultar um profissional que entenda como funciona a articulação do joelho, seus nervos, ossos, ligamentos, cartilagem e outros tecidos é a melhor forma de obter um tratamento mais eficiente. 

Veja em quais casos o ortopedista especialista em joelho pode te ajudar

Joelho do corredor

Essa é uma articulação bastante utilizada tanto nas atividades diárias, quanto na prática de esportes. No caso do corredor de longa distância, que é sujeito a esforços de intensidade e duração muito grandes, são gerados atritos e impactos que podem originar processos inflamatórios nos membros inferiores, sendo o joelho a articulação mais atingida.

O processo inflamatório nos joelhos aparece, em geral, sob a forma de tendinites, que acometem mais frequentemente a parte interna desse membro, onde há uma estrutura denominada pata de ganso (três tendões convergindo para o mesmo ponto), ou na parte externa da articulação, na banda iliotibial, que é composta por um tendão grosso que se origina no quadril e desce pela lateral da coxa atravessando o joelho.

Portanto, prevenção e tratamento corretos são imprescindíveis para uma articulação saudável e pronta para longos anos de utilização.

Lesão do LCA

O joelho é uma articulação que possui estruturas que se entrelaçam. Uma delas é o ligamento cruzado anterior, que fica dentro do joelho e une o fêmur e a tíbia, estabilizando a articulação nos movimentos de rotação e mudança de direção.

Há mais de uma década, os pesquisadores debatem os vários motivos pelos quais as lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho estão ocorrendo mais em mulheres do que em homens. As análises têm levado em consideração, desde razões anatômicas até diferenças hormonais entre os sexos.

Estudos recentes mostram que as atletas femininas que participam de alguns esportes, como futebol ou basquete, são de três a quatro vezes mais suscetíveis a lesões do LCA. A maioria destas lesões ocorre em mulheres com idades entre 15 e 25 anos.

O traumatismo ocorre normalmente em movimentos “torcionais” com o pé apoiado — comum em modalidades esportivas de contato como futebol, basquete, handebol e lutas — e, em geral, vem acompanhado de estalo e grande inchaço. Após a lesão, o paciente pode sentir o joelho instável, pois não ocorre cicatrização do ligamento.

A cirurgia de reconstrução ligamentar é indicada para o tratamento de indivíduos fisicamente ativos, já que estes terão grandes prejuízos sem sua prática esportiva, caso não haja intervenção cirúrgica. No Vita, além de cirurgiões do joelho, o paciente encontra profissionais de saúde com grande experiência na reabilitação de pessoas com ruptura do LCA.

Lesão do menisco

Os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas internas do joelho que ajudam na distribuição de carga (amortecimento), estabilidade, lubrificação e sensação de posição e velocidade. Eles estão localizados dentro da articulação e entre os ossos (fêmur e tíbia), tendo importante função na proteção de sua cartilagem.

Estudos indicam que a sobrecarga de movimentos nos joelhos está relacionada a 42,7% das lesões em atletas de elite. Como a população masculina é mais engajada na prática do futebol, as lesões dos ligamentos e meniscos nos joelhos, em geral, comprometem mais o público masculino, embora esse traumatismo possa ocorrer também em pessoas sedentárias. Geralmente, o paciente sente um estalo e dor, podendo ocorrer travamentos no joelho. Existem dois meniscos em cada joelho e a torção do joelho pode levar à ruptura deles.

O tratamento da lesão do menisco, quando a mesma não responde ao tratamento conservador, é feito através de uma artroscopia, onde se retira apenas a parte lesada do menisco, procurando manter a maior parte do mesmo, ou realiza-se afazer utilização da sutura.

A recuperação da meniscectomia (retirada da parte lesada) é rápida e, com uma boa reabilitação, o atleta pode retornar rapidamente às suas atividades. Porém, vale lembrar que ocorre um aumento da carga sobre a cartilagem e, no futuro, isso pode levar ao desenvolvimento de artrose. Na sutura, o efeito é contrário: demora mais tempo para o retorno às atividades, no entanto, o risco do desenvolvimento de artrose é menor, pois, se houver a cicatrização da parte lesada, o menisco ficará preservado.

Para isso, é imprescindível uma boa equipe médica composta por ortopedista especialista em joelho, fisioterapeuta e preparador físico. No Vita, o paciente encontra todos os profissionais de que precisa para realizar, com êxito, sua reabilitação.

Osteoartrose de joelho

A osteoartrose, osteoartrite ou artrose é uma doença caracterizada por uma lesão degenerativa (desgaste) na cartilagem que tem a função de evitar o atrito de um osso contra o outro e amortecer o impacto produzido pelo movimento ou esforço. Com o aparecimento da artrose, os movimentos articulares ficam prejudicados e a lesão pode causar dor, inchaço e limitação dos movimentos, principalmente quando ocorre no joelho.

Esse é um problema muito comum e pode ser caracterizado como primário (desgaste natural que acontece pelos anos de uso da articulação) ou secundário (decorrente de alguma lesão que tenha ocorrido durante a prática esportiva ou que tenha sido ocasionado por algum acidente).

Em fases iniciais, medidas como redução de peso, fisioterapia para reforço da musculatura e alongamento podem ser recomendadas pelo ortopedista especialista em joelho. Os medicamentos protetores de cartilagem, seja por via oral ou local, também são utilizados no tratamento. Em fases mais tardias do problema, são indicados procedimentos cirúrgicos como artroscopias, transposições ou culturas de cartilagem.

Próteses de substituição articular também podem ser necessárias para tratar casos mais graves e, com isto, controlar a dor e devolver uma função adequada ao paciente. 

Quando é indicado procurar um ortopedista especialista em joelho

Lidar com dores no joelho esporádicas pode ser normal, mas alguns sintomas podem indicar que está na hora de você procurar ajuda. Vale a pena agendar uma visita ao ortopedista especialista em joelho nos seguintes casos:

  • Dificuldade para suportar o peso do próprio corpo;
  • Dificuldade para dobrar e esticar o joelho;
  • Dor persistente, mesmo em repouso;
  • Sensação de falseio do joelho;
  • Inchaço local por mais de 48 horas;
  • Estalos no joelho;
  • Rangido no joelho;
  • Travamento no joelho;
  • Joelho entortando.

Agende agora mesmo a sua consulta com um ortopedista especialista em joelho

Se você apresenta algum dos sintomas mencionados acima ou foi diagnosticado com algum problema no joelho, não deixe o agendamento da sua consulta com um ortopedista especialista em joelho para depois! Aqui no Vita, temos profissionais prontos para te atender nas unidades de Alto de Pinheiros, Higienópolis, Morumbi e no Hospital Israelita Albert Einstein. Conte conosco!