Nutrição

Responsável pela adequação alimentar de atletas profissionais e amadores das mais variadas modalidades esportivas, com o objetivo de proporcionar um aporte nutricional adequado, para melhorar o rendimento e recuperação pós-treinamentos e competições.

A nutrição esportiva desempenha um papel fundamental na otimização dos efeitos benéficos da atividade física. Tomar melhores decisões sobre sua nutrição e hidratação pode resultar em melhor desempenho, recuperação e prevenção de lesões. Cada modalidade esportiva e cada indivíduo exigem uma abordagem diferente. Por isso, o nutricionista faz uma avaliação completa do paciente e desenvolve um plano alimentar personalizado. Leva-se em conta, inclusive, os diferentes momentos da rotina de treinamentos do atleta.

OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA NUTRIÇÃO ESPORTIVA:

1. ENERGIA E PERFORMANCE Na busca por um desempenho de excelência, o atleta leva o corpo ao limite. A nutrição esportiva tem como função proteger a saúde de quem pratica a atividade física nesses momentos. Durante a fase de treinos, o atleta precisa seguir um plano alimentar que forneça energia necessária para o esforço envolvido. Assim, será menos provável que ele sofra de fadiga muscular.

2. CONTROLE DE PESO Em algumas modalidades, o peso corporal tem extrema importância, podendo até eliminá-lo de uma disputa. Em casos assim, é dever do nutricionista esportivo formular uma dieta orientada à perda ou ao ganho de massa de maneira saudável. O mesmo vale para quem precisa desenvolver musculatura. Contar com a nutrição especializada é imprescindível para extrair os melhores resultados dos treinos.

3. HIDRATAÇÃO Por mais simples que pareça, manter a hidratação é tão importante quanto controlar o peso ou ganhar energia para elevar a performance. Desde quem pratica um treino matinal até atletas de ponta, todos devem atentar para manter a hidratação – que pode ser feita tanto pela ingestão de água quanto por bebidas esportivas. A desidratação compromete não apenas a performance, mas a própria a saúde da pessoa.