ORTOPEDIA ESPORTIVA: PROFISSIONAIS DO VITA PALESTRAM EM GRANDE EVENTO

 In Blog, Notícias, Sem categoria

O Vita marcou presença no V Congresso da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE), principal evento de ortopedia esportiva do País, com uma equipe de peso.

Os médicos Wagner Castropil, Mateus Saito, Henrique Cabrita, Breno Schor e José Marques Neto, todos do corpo clínico do Vita, estiveram no Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 17, para aprender e levar muito conhecimento aos participantes, alguns dos maiores especialistas em traumatologia esportiva do Brasil e do mundo, do V Congresso da SBRATE, o mais importante evento sobre ortopedia esportiva do País.

Embora a SBRATE seja uma sociedade constituída majoritariamente de ortopedistas e com foco em traumatologia esportiva, seu evento trouxe muita riqueza multidisciplinar, por meio da presença de outros profissionais da saúde ligados ao esporte.

Na sexta, o ortopedista do Vita, especialista em ombro, Breno Schor, participou de uma mesa redonda de discussões sobre lesões de ombro em atletas. Schor realizou cirurgia nos ombros dos nadadores Bruno Fratus e Etiene Medeiros em 2018.

Ambos, recuperados das lesões, conquistaram a medalha de ouro nos 50 metros livre nos Jogos Pan-Americanos de Lima, disputados há poucas semanas. Ao todo, Etiene retornou do torneio com quatro medalhas e Fratus com duas.

Mais do Vita na SBRATE

“No sábado, tivemos, no Congresso, uma sessão inicial que tratou de trauma geral na parte ortopédica e, à tarde, houve várias sessões multidisciplinares, da qual participaram, além de ortopedistas, fisioterapeutas, preparadores físicos e médicos do esporte”, explica Dr. Saito.

Saito (esq.), especialista em mão, e Castropil (dir.), especialista em joelho e ombro, participam de mesa em que se falou sobre lesões em esportes de combate.
Saito (esq.), especialista em mão, e Castropil (dir.), especialista em joelho e ombro, participam de mesa em que se falou sobre lesões em esportes de combate.

Em uma das sessões, houve uma mesa de discussão sobre lesões em esportes de combate, na qual estiveram presentes Dr. Wagner Castropil e Dr. Mateus Saito.

Castropil, judoca olímpico em 1992, foi o primeiro médico-ortopedista dedicado à Confederação Brasileira de Judô (CBJ), isso durante a década de 2000, e Saito é, atualmente, o coordenador médico da CBJ.

“Foi muito gratificante ver duas pessoas do Vita, participando da mesma mesa redonda, falando sobre um tema tão rico quanto lesões em esportes de combate, sob prismas diferentes, mas ambos levando e recebendo conhecimento num centro de excelência do esporte”, diz Saito.

Henrique Cabrita (esq.), especialista em quadril, e José Marques Neto, médico do esporte, ambos no corpo clínico do Vita, marcaram presença ao mais importante evento de ortopedia esportiva do País.
Henrique Cabrita (esq.), especialista em quadril, e José Marques Neto, médico do esporte, ambos do corpo clínico do Vita, marcaram presença no Congresso da SBRATE.

Além de Schor, Castropil e Saito, Dr. Henrique Cabrita também palestrou durante o evento, abordando as lesões de quadril em atletas.

O médico do esporte, Dr. José Marques Neto, que realiza trabalho com corredores, destacou a importância de participar do evento. “Foi uma ótima oportunidade para reciclar conhecimentos e socializar com velhos amigos.”

Recommended Posts

Leave a Comment