O que faz o ortopedista?

Um médico ortopedista é responsável por diagnosticar, tratar e prevenir lesões e doenças que afetam os ossos, articulações, músculos, tendões e ligamentos. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, cerca de 20% das consultas médicas no Brasil estão relacionadas a problemas ortopédicos. Esse especialista atua na manutenção da mobilidade e na promoção da […]

Um médico ortopedista é responsável por diagnosticar, tratar e prevenir lesões e doenças que afetam os ossos, articulações, músculos, tendões e ligamentos. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, cerca de 20% das consultas médicas no Brasil estão relacionadas a problemas ortopédicos.

Esse especialista atua na manutenção da mobilidade e na promoção da qualidade de vida dos pacientes, por isso, podemos dizer que essa especialidade oferece uma combinação de atividades clínicas e cirúrgicas que buscam corrigir disfunções e aliviar dores.

O ortopedista é um profissional capacitado para tratar problemas como, artrite e artrose, fraturas, luxações, hérnias de disco, entorses e distensões, escoliose, síndrome do túnel do carpo, pé torto congênito, bursites, tendinites, lesões ligamentares como do ligamento cruzado anterior (LCA), entre outras condições.  

Principais atividades

Entre as principais atividades de um ortopedista, estão a avaliação física do paciente, que envolve a revisão do histórico clínico e a realização de testes físicos específicos para determinar a gravidade da condição.

Na maioria dos casos, esse processo inicial inclui pedidos de exames complementares, como exames de imagem. Neste caso, a radiografia é frequentemente solicitada para auxiliar na avaliação inicial das estruturas ósseas. Entretanto, para maior precisão do diagnóstico, o especialista também pode solicitar exames como tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM), que oferecem imagens detalhadas das articulações, tecidos moles e outras estruturas internas. 

Além do tratamento, o ortopedista como prevenção

É importante destacar que o ortopedista não apenas trata doenças já estabelecidas, mas também orienta práticas de prevenção, como exercícios físicos e posturas adequadas. Além disso, também realiza o acompanhamento contínuo para prevenir recidivas ou agravo de problemas. 

Ao apresentar sintomas como dores nas articulações que não melhoram com repouso, dificuldade para realizar atividades diárias devido à dor ou limitação de movimento, sensação de fraqueza, instabilidade nas articulações e sinais de inflamação, procure um ortopedista.

Agende sua consulta e reabilitação no VITA

Cuide da sua saúde com quem é referência em cuidados de excelência. O Vita é a clínica de ortopedia e fisioterapia do Grupo Fleury e conta com os melhores especialistas em Ortopedia e Traumatologia do estado de São Paulo. 

Para agendar sua consulta, clique aqui ou entre em contato pelo telefone 4004-6420