Biblioteca
O que é o pé cavo? Conheça a condição!
O pé cavo é uma condição caracterizada por uma elevação anormal do arco plantar longitudinal do pé. Ao contrário do pé plano (“pé chato”), onde o arco é baixo ou ausente, o pé cavo apresenta um arco acentuado, o que pode levar a uma distribuição desigual do peso corporal sobre o pé. Essa condição pode […]
O pé cavo é uma condição caracterizada por uma elevação anormal do arco plantar longitudinal do pé. Ao contrário do pé plano (“pé chato”), onde o arco é baixo ou ausente, o pé cavo apresenta um arco acentuado, o que pode levar a uma distribuição desigual do peso corporal sobre o pé.
Essa condição pode ser frequentemente associada a calosidades, dores e uma propensão maior a lesões, devido à redução da área de contato do pé com o solo, o que se traduz em maior pressão sobre as partes do pé que tocam o chão.
As causas do pé cavo podem ser variadas, sendo que fatores genéticos desempenham um papel considerável na predisposição individual para desenvolvê-lo. Em alguns casos, distúrbios neurológicos, como a Charcot-Marie-Tooth, também estão entre as causas dessa condição.
Sintomas de pé cavo
Os sintomas do pé cavo podem variar em intensidade e geralmente incluem dor na planta do pé, desconforto nas pontas dos dedos e tornozelos, instabilidade ao caminhar e maior incidência de entorses no tornozelo.
Em alguns casos, o pé cavo pode ainda provocar dor nas costas e no quadril, decorrente do alinhamento inadequado do corpo.
Diagnóstico
O diagnóstico do pé cavo envolve uma avaliação detalhada que começa com um exame físico, onde o especialista analisa a história clínica, a forma e o arco do pé, bem como a postura e marcha do paciente.
Em geral, exames complementares como radiografias e ressonância magnética são solicitados para realizar a confirmação do diagnóstico e para avaliar o grau da deformidade e descartar outras condições ósseas.
Tratamento do pé cavo
O tratamento do pé cavo pode seguir abordagens conservadoras ou cirúrgicas, dependendo da severidade e sintomas associados. O uso de órteses plantares é comum e visa proporcionar suporte ao arco e melhorar a distribuição do peso.
Além do mais, modificações no calçado, treino de equilíbrio e sessões de fisioterapia são essenciais para fortalecer os músculos do pé e melhorar a estabilidade. Contudo, em casos mais graves, onde o tratamento conservador não proporciona alívio, a intervenção cirúrgica pode ser considerada.
Agende sua consulta e reabilitação no VITA
Mantenha sua saúde física em dia e agende sua consulta em uma das unidades do Vita, um centro especializado em ortopedia e fisioterapia, parceiro do Grupo Fleury.
Além do tratamento, o Vita dispõe de um time de especialistas em ortopedia em São Paulo para auxiliar na prevenção de lesões, com orientações de como realizar suas atividades da melhor forma, evitando danos aos seus músculos, articulações, ossos e ligamentos.