Pilates – saiba por que fazer e quais são os benefícios

O pilates é um dos poucos métodos para exercícios que podem ser realizados pela maioria das pessoas. Por esse motivo, é indicado por médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e profissionais de educação física a quem tem problemas de saúde dos mais variados, desde os ortopédicos (hérnia de disco, bico de papagaio, osteoartrose, dores na coluna) até […]

O pilates é um dos poucos métodos para exercícios que podem ser realizados pela maioria das pessoas.

Por esse motivo, é indicado por médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e profissionais de educação física a quem tem problemas de saúde dos mais variados, desde os ortopédicos (hérnia de disco, bico de papagaio, osteoartrose, dores na coluna) até doenças emocionais, como ansiedade e depressão. 

O método envolve uma série de exercícios criados pelo alemão Joseph Pilates, em meados de 1920, que são realizados no solo, com o peso do próprio corpo, ou com aparelhos específicos e equipamentos como mola, bola ou peso, com o objetivo de proporcionar uma maior conexão entre corpo e mente, melhorando assim a qualidade de vida das pessoas.

Independentemente da versão escolhida – solo ou com aparelhos -, os músculos serão ativados e fortalecidos com o pilates, sendo sempre trabalhados progressivamente em movimentos cada vez mais complexos e dinâmicos.

São mais de 500 tipos de exercícios que podem ser praticados nas mais variadas intensidades – do nível básico até o super avançado.

O método trabalha a consciência corporal através do treino de força, flexibilidade e equilíbrio.

Durante a prática da atividade, é possível fortalecer a musculatura, aumentar a flexibilidade, a resistência à fadiga e a capacidade de concentração, além de aprender a respirar corretamente. Por trabalhar com poucas repetições, há um maior controle dos movimentos em cada exercício que é realizado.

Princípios do pilates

Para garantir os benefícios do pilates, é preciso focar nos principais princípios nos quais o método se baseia. São eles:

1. Concentração

É preciso manter a concentração para realizar cada movimento, inclusive com o devido controle visual entre um exercício e outro. Com isso, o pilates trabalha a memória, a inteligência, a criatividade e a intuição.

2. Centralização

O foco de todos os exercícios executados no pilates são os músculos abdominais, que sustentam a coluna, contribuem para uma postura mais correta e para o melhor funcionamento dos intestinos, bexiga e pulmões.

3. Precisão

Diz respeito à qualidade dos movimentos. Integra as funções tátil-cinestésicas, visuais, auditivas e proprioceptivas, além de manter a variação dos ângulos articulares nos limites adequados às suas características morfológicas e funcionais. 

4. Respiração 

É trabalhada de maneira natural para estar em total sintonia com cada um dos movimentos realizados.

A cada aula o aluno sente e percebe com mais atenção todas as fases do processo respiratório (inspiração, retenção do ar, expiração e a manutenção dos pulmões sem ar). Com isso, consegue-se ter uma respiração mais correta e profunda, aumentando a capacidade pulmonar.

5. Controle

O objetivo deste princípio é melhorar a coordenação motora. Por focar no controle do posicionamento do corpo durante a execução dos exercícios, o praticante de pilates consegue ter uma maior estabilidade da coluna vertebral, um melhor alinhamento do corpo e das articulações dos membros inferiores e superiores e uma maior coordenação dos movimentos. 

6. Fluidez

A fluidez nos movimentos evita movimentos com grandes impactos, além de possibilitar que os exercícios sejam realizados com mais consciência corporal. 

Quais os benefícios do pilates?

O pilates se destaca por proporcionar diversos benefícios para a saúde do corpo e da mente. Entre os principais, podemos destacar:

  • Melhora o equilíbrio;
  • Tonifica a musculatura;
  • Melhora o condicionamento físico e mental;
  • Alivia dores, principalmente da coluna, uma das principais causas de afastamento do trabalho;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Aumenta a resistência e a flexibilidade; 
  • Melhora a respiração;
  • Ajuda no controle do peso;
  • Promove bem-estar;
  • Ajuda a relaxar e a controlar o estresse;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Previne a incontinência urinária;
  • Ajuda na prevenção de doenças, como a osteoporose;
  • Contribui para a reabilitação física, em caso de lesões e traumas;
  • Melhora a capacidade cardiovascular;
  • Trata patologias de tornozelo, joelho, quadril, coluna e ombro;
  • Melhora o desempenho na prática esportiva;
  • Aumenta a disposição;
  • Expande a consciência corporal;
  • Contribui para a saúde física, mental e emocional;
  • Tem baixo risco de lesão, pois os exercícios propostos têm baixo impacto e não são repetidos à exaustão.

Além dos benefícios físicos, o pilates também ajuda a tratar a saúde mental e emocional.

A cada sessão, são realizados exercícios de alongamento e relaxamento, assim como exercícios de respiração, que ajudam a aliviar a ansiedade e o estresse acumulados durante o dia a dia.

Para quem o pilates é indicado?

Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode fazer pilates. Isso porque os exercícios são adaptados para cada fase da vida do indivíduo, permitindo que até mesmo pessoas que estão há bastante tempo sem praticar atividade física, ou que eram totalmente sedentárias, possam usufruir seus benefícios. 

Por ser indicado para todas as idades, o pilates tem como destaque entre seus objetivos a manutenção da funcionalidade, principalmente, em idosos.

Manter a função significa ter independência para a realização de tarefas simples do dia a dia, como comer, se vestir, tomar banho, ir ao supermercado, caminhar. 

No caso das crianças e adolescentes, o pilates é principalmente indicado para melhorar a postura e a flexibilidade, contribuindo para um crescimento e desenvolvimento mais saudável.

Sua abordagem integrativa de corpo e mente também o torna um exercício bastante indicado durante a gestação, pois ajuda a melhorar a saúde mental e a reduzir as dores comuns ao período, além de auxiliar na manutenção da boa postura e no entendimento nas mudanças pelas quais o corpo e a mente passam durante a gravidez.

O pilates é uma atividade física segura e eficaz para as gestantes, mas sua prática deve ser acompanhada por um especialista, pois os exercícios precisam ser adaptados às necessidades da mulher, respeitando cada etapa da gravidez e as mudanças que surgem dia a dia.