Ortopedista

No Vita, o atendimento na área de ortopedia é integral e individualizado.

Você terá um médico para tratar a sua lesão e auxiliar na reabilitação física com um acompanhamento contínuo e multidisciplinar, de acordo com a sua necessidade.

Além do tratamento, o Vita dispõe de um time de especialistas em ortopedia em São Paulo para auxiliar na prevenção de lesões, ou seja, você será orientado a como realizar suas atividades da melhor forma, evitando danos ou traumas que podem acometer os músculos, articulações, ossos e ligamentos.

Você pode agendar sua consulta com o time de ortopedistas do Vita através do Whatsapp ou pelo agendamento online.

Confira as unidades disponíveis em São Paulo:

FAQ Ortopedia

Quando devo procurar um ortopedista e em quais situações é recomendado agendar uma consulta?

Sempre que sentir uma dor articular, muscular ou nos tendões, que não melhora após 1 a 3 dias de repouso e / ou piora ao realizar um certo exercício, é importante procurar a avaliação de um ortopedista.

Quais são os principais sintomas que indicam a necessidade de uma avaliação ortopédica?

Dor em alguma articulação (ombros, cotovelos, punhos, mãos, joelhos, tornozelos e pés), dor nos tendões e nos músculos seja após um acidente, um trauma ou a realização de exercícios ou movimentos repetitivos.

Como um ortopedista pode ajudar a diagnosticar e tratar problemas nos ossos, articulações e músculos?

O ortopedista pode ajudar a tratar problemas nos ossos prevenindo doenças deste órgão, seja por meio de diagnóstico clínico e/ou por exames. Pode ajudar tratando fraturas agudas e suas sequelas, além de realizar avaliação clínica e diagnóstica de lesões musculares e articulares, propondo um tratamento direcionado e eficaz para determinada doença, seja por meio de terapias conservadoras (fisioterapia, terapia por ondas de choque, osteopatia, pilates, infiltrações articulares) até tratamentos cirúrgicos, de acordo com o que será melhor para o paciente.

Quais são os exames ou testes mais comuns que um ortopedista solicita para auxiliar no diagnóstico?

Radiografias, ultrassonografias, ressonâncias magnéticas, densitometria óssea e testes biomecânicos (biomecânica da corrida, biomecânica no pedal e teste de comparação de força e mobilidade de membros inferiores e superiores) são os exames mais solicitados na rotina do consultório de ortopedia.

Quais são as opções de tratamento não cirúrgico disponíveis para problemas ortopédicos?

As terapias conservadoras são as terapias que não envolvem cirurgias e podem ser feitas no consultório e na clínica, incluindo: fisioterapia, terapia por ondas de choque, osteopatia, pilates e infiltrações articulares (onde colocamos remédio através de uma agulha dentro da estrutura lesionada, guiados ou não por um aparelho de ultrassonografia), sendo a consulta ortopédica determinante para a escolha da terapia mais apropriada para cada paciente.

Em quais situações é necessária uma cirurgia ortopédica, e como é o processo de preparação para a intervenção?

De maneira geral, em algumas fraturas, rupturas completas de tendão e ligamentos, além de em momentos em que o tratamento conservador não foi suficiente para alcançar a melhora de um desgaste articular crônico (artrose), podemos lançar mão das cirurgias. Em sua grande maioria elas podem ser programadas. Salvo algumas fraturas e deslocamentos articulares, que devem ser resolvidas o mais rápido possível, podemos preparar o paciente com bastante cautela, solicitando exames pré-operatórios, conversando com um médico anestesista para que os riscos cirúrgicos sejam reduzidos ao máximo, garantindo a tranquilidade e segurança do paciente e da equipe médica.

Um ortopedista oferece serviços de reabilitação após cirurgias ou lesões graves?

O ortopedista não oferece serviços de reabilitação, ele indica e os prescreve, ficando a cargo dos fisioterapeutas a reabilitação do paciente.

Quais são as medidas preventivas que posso adotar para cuidar melhor da minha saúde musculoesquelética?

A prática de exercícios diário, com modalidades diversas como mobilidade (alongamentos), aeróbicos e fortalecimento são a chave para a manutenção de um sistema osteoarticular saudável. Procurar ajuda do ortopedista para avaliar se há algum exercício que possa por sua saúde em risco e monitorizar a saúde óssea, além de contar com o auxílio de um educador físico para orientação dos treinos pode ser muito positivo nesse sentido.

Como um ortopedista pode ajudar em casos de lesões esportivas e retornar à atividade física com segurança?

Quando contamos com o médico ortopedista para o tratamento de uma lesão esportiva, além de termos a segurança de qual tratamento seguir (cirúrgico ou não cirúrgico), ainda temos ao nosso lado um aliado para determinar o que fazer em cada fase da lesão, passando desde o tratamento fisioterápico inicial, pela preparação física chegando até o retorno ao esporte com toda a segurança para evitar uma relesão.

É possível tratar condições crônicas musculoesqueléticas sem cirurgia? Quais são as opções não invasivas disponíveis?

Sim, hoje existem tratamentos para doenças crônicas diversificados, desde fisioterapia com diversas modalidades até tratamentos chamados ortobiológicos, onde substâncias biológicas como ácido hialurônico e estímulos biológicos como as terapias por ondas de choque podem ser bons auxiliares no alívio das dores crônicas.

Quais são as principais recomendações para pacientes que estão se recuperando de uma cirurgia ortopédica?

De maneira geral, seguir todas as orientações médicas e se dedicar ao programa de reabilitação (fisioterapia/preparação física), pois esse período pós-operatório é tão importante para o resultado da cirurgia quanto o próprio ato cirúrgico.

O que posso esperar durante uma consulta com um ortopedista e quais são as informações úteis a serem compartilhadas?

O ortopedista irá escutar sua queixa, seja ela em relação às articulações, músculos ou tendões, realizará o exame físico e chegará a uma hipótese diagnóstica. A partir daí ele poderá ou não solicitar exames complementares e junto com o paciente propor e escolher a melhor opção de tratamento para aquele caso. É importante falar ao ortopedista quais medicações em uso atualmente, doenças que possui, restrições a medicações e/ou exames e histórico de lesões referentes àquela região do corpo que está passando para ser avaliada.

Como escolher o ortopedista mais adequado para o meu caso e quais credenciais devo buscar?

Sempre escolha um ortopedista credenciado a Sociedade Brasileira do Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Este profissional terá um número de título de especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT), que assegura que ele foi avaliado e aprovado pelos melhores serviços de ortopedia do Brasil, por meio de uma prova teórica e prática. O mesmo se aplica às subespecialidades, como exemplo, se tiver um trauma esportivo, procure um especialista em artroscopia e traumatologia esportiva. (Membro da SBRATE).

Quais são os cuidados especiais necessários para pacientes idosos com problemas ortopédicos?

Os pacientes ortopédicos idosos, devem em primeiro lugar, manter um treino de força muscular voltado para suas atividades diárias, afim de evitar quedas e fraturas por insuficiência dos ossos (Osteoporose). Devem passar por avaliação preventiva ortopédica, onde os níveis de cálcio, vitamina D e a densidade óssea podem ser avaliados e se necessário tratados, combatendo doenças dos ossos (novamente, a osteoporose). Outras medidas básicas incluem: cuidado com uso de tapetes em casa, uso de bengala para andar em terrenos irregulares, uso de calçados confortáveis e adequados, banheiros com apoio para sentar, levantar e tomar banho, entre outros.

Um ortopedista pode fornecer orientações sobre estilo de vida e atividades que promovam a saúde musculoesquelética?

O ortopedista não só pode como faz parte da sua rotina de atendimento oferecer orientações sobre o estilo de vida do paciente e atividades que promovam a saúde musculoesquelética. Isso porque a saúde musculoesquelética e osteoarticular está diretamente ligada aos exercícios que realizamos e aos cuidados que temos com nosso estilo de vida. Ao estar dentro do peso, não fumar, praticar exercícios diariamente, não consumir quantidades altas de álcool e açúcar, mantemos nossos ossos, músculos e tendões saudáveis, ajudando diretamente na remissão dos sintomas ortopédicos e dando manutenção para um sistema musculoesquelético saudável e assintomático a longo prazo.