Home > Especialidades > Ortopedista > Ortopedia Pediátrica

Ortopedia Pediátrica

A Ortopedia Pediátrica ou Ortopedia Infantil é a área responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das alterações musculoesqueléticas na criança.

O campo de atuação do Ortopedista Pediátrico é muito amplo e abrange desde alterações ortopédicas congênitas, acompanhamento do desenvolvimento motor, correção de deformidades esqueléticas, alterações e distúrbios da marcha até infecções osteoarticulares, lesões esportivas na criança e fraturas e luxações traumáticas.

O Ortopedista Pediátrico deve ter habilidade para entender os anseios e angústias dos familiares assim como identificar alterações sutis que podem levar a diagnósticos importantes. Paciência, empatia e conhecimento são características que não devem faltar a esse Profissional.

As principais patologias tratadas por nossos ortopedistas Pediátricos são: Pé torto Congênito, Displasia do Desenvolvimento do Quadril, Geno valgo, Geno Varo, Doença de Blount, Discrepância de comprimento de Membros Inferiores, Doença de Legg-Calvé-Perthes, Osteomielites,Artrite Séptica, Fraturas de membros superiores e inferiores, Pé chato, Pé cavo, epifisiolistese.

Nossos profissionais também têm formação e larga experiência em tratamento de alterações ortopédicas em pacientes com distúrbios neuromusculares e síndromes genéticas como Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, Mielomeningocele, Artrogripose, Mucopolissacaridoses, Distrofias Musculares.

O desenvolvimento adequado do sistema musculoesquelético da criança, garante uma melhor qualidade de vida com alegria e energia que toda criança deve ter.

FAQ Ortopedia Pediátrica

Quais são as principais condições ortopédicas pediátricas tratadas em sua especialidade e quais são os sinais que os pais devem observar em seus filhos?

As principais são deformidades dos pés e membros inferiores, dores à movimentação das articulações, dores nas costas, além dos traumas.

Quais são as opções de tratamento não cirúrgico mais comuns para problemas ortopédicos em crianças?

Sabemos que uso de botas e palmilhas ortopédicas não corrigem deformidades, porém eventualmente podem servir para alívio de sintomas. É sempre importante a avaliação de um médico para indicar corretamente estes tratamentos.

Como posso saber se meu filho precisa de tratamento ortopédico e em que idade é adequado começar a monitorar o desenvolvimento ósseo?

Os problemas ortopédicos na infância normalmente surgem após o início da marcha, porém algumas crianças podem nascer com alterações visíveis, necessitando avaliações precoces.

Existem exercícios ou atividades que os pais podem fazer em casa para melhorar a saúde ortopédica de seus filhos?

Não. O estímulo às atividades físicas é fundamental para as crianças, porém sem caráter terapêutico.

Quais são os fatores de risco para problemas ortopédicos em crianças e como eles podem ser prevenidos?

Histórico familiar de alterações ortopédicas e postura ruim são fatores de risco, além do sedentarismo.

Em quais situações é recomendado procurar um especialista em ortopedia pediátrica?

Quaisquer dúvidas quanto à postura ou deformidades devem ser sinais de avaliação pelo ortopedista pediátrico, bem como limitações funcionais não esperadas para a idade da criança.

Quais são as cirurgias mais comuns realizadas em crianças e quais são os resultados esperados?

O trauma ortopédico é sem dúvida a causa mais comum para as cirurgias nas crianças, porém podemos ter necessidade de correção de deformidades congênitas de mãos e pés, alterações nos quadris, correções de angulações dos joelhos.

Como é o processo de reabilitação após uma cirurgia ortopédica pediátrica e o que os pais podem fazer para apoiar a recuperação de seus filhos?

Muitas vezes após a cirurgia ortopédica há a necessidade de uso de gesso, o que leva estas crianças à reabilitação pós-operatória. Crianças evoluem muito rapidamente com fisioterapia, o que facilita a recuperação plena das funções.