Home > Especialidades > Ortopedista > Pé e Tornozelo

Pé e Tornozelo

Ortopedista especialista em pé e tornozelo você encontra no Vita.

A especialidade em pé e tornozelo, além do tratamento médico, também promove o bem-estar e conforto da estrutura que suporta todo o peso do nosso corpo, assumindo um caráter, portanto, preventivo.

Quem vai iniciar uma atividade física, deve começar devagar e com pouca ou quase nenhuma sobrecarga, sempre com orientação médica. Iniciar a prática esportiva de maneira abrupta e exagerada só provocará riscos, pois esse comportamento pode acabar prejudicando as estruturas musculoesqueléticas, entre elas os pés.

Inúmeras lesões podem acometer os nossos pés, e, como exemplo, podemos citar neuromas, calosidades, dores no calcanhar, tendinites e fraturas de estresse. São necessárias informações e orientações consistentes e fundamentadas para compreendê-las e tratá-los adequadamente.

Sabemos que existem muitas questões e paradigmas sobre o assunto. Estamos certos que podemos ajudá-los com o conhecimento e tecnologia que dispomos no Vita e uma equipe de especialistas em pé e tornozelo.

Calçados esportivos

O movimento de uma pisada, por mais simples que possa parecer, pode ser classificado em diversos tipos e, em qualquer um desses tipos, requer um esforço concentrado para ser executado corretamente.

Existem diferentes formas de pisar e, acredite, você mesmo pode nos ajudar a determinar a sua. O primeiro passo é segurar seu tênis e prestar atenção em como é o padrão de desgaste da sola e do tênis em geral. Isso é importante no diagnóstico e no tratamento das patologias dos pés.

Cuidado ao comprar um calçado. Aliando-se à companhia, é importante que o calçado usado para correr/caminhar seja adequado. Atualmente, comprar um par de tênis para a prática esportiva pode ser considerado um investimento. O tênis correto representa 90% da saúde de seus pés, músculos e articulações. Nem sempre o mais caro é o melhor para você! Alguns “avanços tecnológicos” podem aumentar seus gastos, sem, necessariamente, melhorar sua performance esportiva.

Não basta colocar um tênis, um shorts, vestir uma camiseta e começar a se exercitar. Os cuidados são indispensáveis, então! Então se arrisque. No Vita, nós conseguimos identificar, de maneira precisa, o seu tipo de pisada com o auxílio de estudos biomecânicos e cinemáticos do nosso Laboratório de Performance do Movimento (LPM).

Joanete

Se você possui um aumento de volume e desvio lateral da articulação do dedão do pé, além de dor, isto se chama joanete ou, tecnicamente, hálux valgo. Normalmente, é uma deformidade progressiva sem causa aparente e com alto grau de hereditariedade.

A correção do joanete promove, além da melhora estética, um ganho significativo na função dos pés. Uma importante parte do tratamento é utilizar calçados adequados com o perfil dos pés, que não produzam nenhuma área de pressão localizada e que também não forcem o desvio do hálux (como sapatos de bico fino).

Nos casos um pouco mais avançados, com a utilização de instrumentais ortopédicos de última geração e com a melhora inquestionável das formas de analgesia pós-operatórias, temos a possibilidade de realizar cirurgias com maior precisão, com técnicas minimamente invasivas e retorno rápido às atividades diárias.

Entorse de tornozelo

Quem nunca sentiu a dor que surge ao torcer o tornozelo é privilegiado! Essa dor intensa do tornozelo é rapidamente seguida por um inchaço e, muitas vezes, um aquecimento do local. Entorses no tornozelo são muito frequentes e podem ocorrer durante a prática esportiva ou mesmo em atividades do nosso cotidiano como subir uma escada ou andar em uma calçada esburacada.

Na maioria das vezes, as torções no tornozelo são acompanhadas por lesões ligamentares, que respondem bem e adequadamente ao tratamento clínico, sem a necessidade de correção cirúrgica.

Se você tiver com uma torção do tornozelo, não se desespere. Caso apresente dor e inchaço, evite apoiar o pé no chão, faça uma compressa de gelo no local de 15 a 20 minutos, mantenha a perna elevada, imobilize a região e procure assistência especializada para uma melhor avaliação.

O uso de gesso para o tratamento de entorses do tornozelo é cada vez menos indicado, então, não aceite esse método sem antes saber se é necessário.

Lesões ósseas, tendíneas e da cartilagem do tornozelo podem acompanhar as lesões ligamentares, devendo ser diagnosticadas precocemente para que sequelas articulares sejam evitadas. Quando as entorses se tornam repetitivas, deve-se consultar um especialista para que ele avalie e auxilie na prevenção de problemas futuros nessa região, além de descobrir o porquê das sucessivas ocorrências.

Em determinados casos, o tratamento cirúrgico deve ser considerado, tanto para a melhora da função do tornozelo, quanto para aliviar a dor e/ou para evitar a evolução das lesões. O uso da artroscopia, procedimento realizado através da fibra ótica que aumenta o campo de visão do médico e que permite o acesso a pequenos espaços, possibilita a realização de cirurgias indiscutivelmente eficazes, menos dolorosas e com uma recuperação mais rápida.

No Vita, nossos pacientes dispõem do que há de mais moderno, tanto em conhecimento, quanto em equipamentos, para o tratamento para lesões no tornozelo.

Agende agora mesmo sua consulta com a equipe de ortopedistas especialistas em pé e tornozelo do Vita.

FAQ Ortopedista do Pé e Tornozelo

Quais são as principais condições tratadas em sua especialidade na região do pé e tornozelo e como posso identificar os sintomas dessas condições?

A especialidade da Cirurgia do Pé e Tornozelo trata uma grande variedade de problemas. Nos traumas que afetam a região, os mais frequentemente tratados são as torções de tornozelo com lesões ligamentares e as fraturas de metatarsos. Quanto às patologias não traumáticas, as mais frequentes no consultório são a Fascite Plantar, a dor nos metatarsos (Metatarsalgia), as tendinites e o hálux valgo (joanete).

Quais são as opções de tratamento não cirúrgico mais comuns para problemas no pé e tornozelo e quais são suas taxas de sucesso?

As opções de tratamento não cirúrgicas são: medicações anti-inflamatórias, fisioterapia e o uso de palmilhas e órteses. Para a maioria dos casos, são eficazes na melhora dos sintomas.

Como posso saber se minha dor no pé ou tornozelo é causada por uma lesão ou se pode estar relacionada a uma condição crônica, como a fascite plantar?

Quando o paciente tem dor que não seja apenas eventual e relacionada ao esforço físico ou que seja persistente, sugerimos a avaliação médica para identificar o problema.

Existem exercícios ou medidas que posso tomar em casa para aliviar a dor ou melhorar a mobilidade do pé e tornozelo?

Nos traumas, sempre sugerimos a aplicação de gelo no local, em sessões que não devem exceder 20 minutos, por 2 ou 3 vezes ao dia, nas primeiras 48 horas. Nas dores mais crônicas, pode-se usar o calor, com bolsa ou imersão em água quente por 15 a 20 minutos. Se os sintomas persistirem, procure um médico.

Quais são as principais opções de tratamento cirúrgico para problemas no pé e tornozelo e em quais casos elas são indicadas?

Difícil responder essa pergunta porque são inúmeras as cirurgias que realizamos no pé e tornozelo. As mais frequentes são para tratar as fraturas de tornozelo e os joanetes.

Em quais situações é recomendado procurar um especialista em pé e tornozelo?

Quando o paciente tem dor constante no dia a dia ou nos casos de traumas mais graves.

Quais são as cirurgias mais comuns realizadas para problemas no pé e tornozelo, e quais são os resultados esperados?

As cirurgias mais comuns realizadas para problemas no pé e tornozelo incluem tratamentos para fraturas de tornozelo e correções de hálux valgo (joanete). Os resultados em geral são muito bons, mas tudo depende da gravidade do trauma ou do problema a ser tratado.

Como é o processo de reabilitação após uma cirurgia no pé ou tornozelo e quanto tempo costuma levar para retornar às atividades normais?

Cada cirurgia tem o seu processo específico de recuperação. Em média, os pacientes levam entre 2 a 3 meses para a reabilitação total das funções.