Home > Especialidades > Ortopedista > Cotovelo

Cotovelo

Ortopedista especialista em cotovelo

O cotovelo é uma das articulações mais importantes e sofisticadas do corpo humano, ele é composto por três ossos que articulam entre si. Na porção póstero medial do cotovelo (face interna) o úmero está ligado à ulna e permite que o cotovelo funcione como uma dobradiça (que leva ao movimento flexão e extensão). Já a ligação da ulna ao rádio (articulação rádio ulnar proximal) permite a rotação do antebraço (movimento de pronossupinação).

A região permite que movimentos como digitar, pentear o cabelo ou fazer exercícios físicos sejam possíveis. No entanto, várias doenças podem afetar o cotovelo e prejudicar movimentos simples do cotidiano. O ortopedista especialista em cotovelo é o profissional mais indicado para descobrir as causas e recomendar o recurso terapêutico ideal para cada caso.

Doenças do Cotovelo

1) Epicondilite lateral (Cotovelo do Tenista)

O que é

Quando tendões do cotovelo ficam sobrecarregados devido ao excesso de esforço aparece o Cotovelo de Tenista. Uma dor bastante incômoda, causada em geral por movimentos repetitivos do punho e do antebraço. O nome Cotovelo de Tenista vem da alta incidência dessa doença no tenista, principalmente, por uma  técnica ruim na execução  do “backhand”. Diversas outras ocupações que reestimulam o movimento repetitivo do punho e do antebraço também podem causá-lo.

Sintomas

A dor do Cotovelo de Tenista pode se estender na porção lateral (face externa) do cotovelo até o antebraço e o punho. A dor e a fraqueza advindas dela geram dificuldades em atitudes corriqueiras do dia a dia como girar a maçaneta da porta, segurar uma xícara de café ou cumprimentar pessoas.

Causas

O Cotovelo de Tenista é causada pelo uso excessivo do músculo. Ela é fruto da contração repetida dos músculos do antebraço usados para levantar e esticar a mão e o punho, levando à inflamação da origem dos tendões extensores do punho. Como o nome já diz, pode ser causado ao jogar tênis, em, especial, pelo movimento de backhand. Outros movimentos do antebraço também geram o Cotovelo de Tenista, como uso excessivo de mouse do computador.

Fatores de Risco

Há diversos fatores aumentam a probabilidade da Epicondilite lateral. Entre eles ter entre 30 e 50 anos, trabalhar em profissões que exigem movimentos repetitivos do punho e antebraço e certos esportes (tênis, por exemplo).

Complicações

A dor do Cotovelo de Tenista pode tornar-se crônica se não for tratada, em especial, nos movimentos de pegar e levantar objetos.

O que esperar da consulta

Durante a consulta o médico especialista em cotovelo pode pressionar  seu cotovelo ou pedir que você  faça diversos movimentos com ele, com seu punho e dedos.

Preparando-se para a consulta

Para auxiliar seu médico no diagnóstico você já pode trazer as respostas para as seguintes perguntas:

Quando os sintomas começaram?

Quais movimentos ou atividades melhoram ou pioram?

Você machucou recentemente o cotovelo?

Você tem artrite reumatóide?

O seu trabalho envolve movimentos repetitivos do punho ou antebraço?

Você pratica esportes? Quais?

Você toma remédios? Quais?

Exames

Muitas vezes a conversa com o médico e o exame físico feito por ele já permitem que seja feito o diagnóstico de Cotovelo de Tenista. Caso seu médico julgar necessário, ele pode pedir:

1-) Raio-X (para avaliar a parte óssea) :elimina a possibilidade da dor ser fruto de outras causas como uma fratura, artrose ou lesões antigas.

2-) Ressonância Magnética: produz imagens detalhadas dos ossos, tecidos como tendões e  músculos e atividades inflamatórias com o intuito também, de eliminar a possibilidade da dor ter outra causa.

Tratamentos (texto e imagem e vídeo)

O médico pode sugerir que você dê um repouso ao cotovelo, embora não seja necessário cessar todas as atividades; use uma cotoveleira para comprimir o local e utilize analgésicos para aliviar a dor.

Em geral essas medidas são suficientes para melhorar o Cotovelo de Tenista.

Caso isso não não ocorra, o médico pode indicar fisioterapia para fortalecer a musculatura do antebraço. Se, após o período de ao menos um ano, o cotovelo de tenista não melhorar você será um possível candidato à uma cirurgia para retirar o tecido danificado do cotovelo.

Referências

Projeto Diretrizes – Associação Medica Brasileira e Conselho Federal de Medicina – Epicondilite Lateral do Cotovelo – Autoria: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - (http://www.projetodiretrizes.org.br/7_volume/04-Epicondilite_Lateral.pdf )

Mayo Clinic (www.mayoclinic.org)

MDConsult (www.mdconsult.com)

Quando procurar o ortopedista especialista em cotovelo?

Alguns sintomas podem indicar a necessidade de um especialista em cotovelo. Agende sua consulta caso esteja apresentando dores, queimação, formigamento, rigidez e enfraquecimento na região do cotovelo. O ortopedista especialista em cotovelo também pode auxiliar em tratamentos pós trauma e lesões.

Agende agora mesmo a sua consulta com um ortopedista especialista em cotovelo

Se você apresenta algum dos sintomas mencionados acima ou foi diagnosticado com algum problema no cotovelo, agende a sua consulta com um ortopedista especialista em cotovelo! Aqui no Vita, temos profissionais prontos para te atender nas unidades de Higienópolis, Morumbi e no Hospital Israelita Albert Einstein – Morumbi.

Agende a sua consulta agora mesmo clicando no botão do WhatsApp.