Oncologia Ortopédica
Veja também
Procurando ortopedista oncológico? no Vita você encontra um time completo e experiente que poderá te auxiliar em todas as etapas do tratamento.
Segundo a classificação da Organização Mundial da Saúde de 2002 existem pelo menos 90 tipos de neoplasias (os conhecidos tumores) de partes moles (vasos sanguíneos, vasos linfáticos, músculos, tecido gorduroso, aponeuroses, tendões, nervos e tecidos sinoviais – revestimento das articulações) e mais de 50 neoplasias ósseas. A enorme maioria dos tumores de partes moles são benignos (99%), com uma taxa de cura após ressecção muito alta. Os tumores malignos primários do sistema músculo esquelético são bastante raros, perfazendo 1% de todos os tumores malignos do corpo humano. Entretanto, tumores mais comuns como mama, próstata e pulmão podem levar a metástases ósseas, causando dor intensa e inclusive fratura patológica.
O ortopedista oncológico é um médico especializado em tratar tumores nos ossos e tecidos moles que afetam o sistema musculoesquelético. Ele realiza cirurgias para remover tumores, com foco em preservar a função dos membros. Além das cirurgias, esse especialista trabalha em conjunto com uma equipe multidisciplinar, que geralmente inclui oncologistas clínicos, radioterapeutas e patologistas, para desenvolver planos de tratamento abrangentes e personalizados. Abaixo esclarecemos as principais dúvidas sobre essa especialização. Acompanhe.
Perguntas frequentes
Quais problemas o ortopedista oncológico pode tratar?
Um ortopedista oncológico pode tratar desde tumores benignos a malignos. Esses especialistas, conhecidos como onco-ortopedistas, se dedicam à identificação e ao acompanhamento de tumores presentes nos ossos e em tecidos moles, por exemplo, músculos e tendões. Além disso, eles são treinados para gerenciar condições secundárias, como fraturas patológicas e metástases ósseas, que podem ocorrer devido à progressão do câncer em outras partes do corpo.
Quando devo procurar um médico ortopedista oncológico?
Decidir quando procurar um ortopedista oncológico pode ser um desafio para muitos pacientes. Recomenda-se buscar atendimento especializado ao notar sintomas persistentes como dor óssea inexplicável, inchaço local, febre alta e persistente, inflamação, aparecimento de caroços ou volumes palpáveis no corpo
Quais exames o ortopedista oncológico pode solicitar?
Além dos exames clínicos solicitados para ter um diagnóstico, o ortopedista oncológico pode solicitar exames de imagem que ajudam a visualizar a extensão do tumor, como raio-x e ressonância magnética (RM). Também pode ser indicada uma biópsia para determinar a natureza exata do tumor.
Quais tratamentos o ortopedista oncológico pode recomendar?
Após o diagnóstico e a avaliação do tumor, incluindo localização, tamanho e tipo, o tratamento é estabelecido conforme as necessidades de cada paciente. Para o acompanhamento e remissão das patologias malignas do sistema musculoesquelético, as opções geralmente envolvem uma combinação de cirurgia, quimioterapia e radioterapia, dependendo do estágio do tumor.
Quais tipos de tumores são tratados pelo oncologista ortopédico?
O onco-ortopedista geralmente lida com sarcomas ósseos primários, como o osteossarcoma e o sarcoma de Ewing, condrossarcomas (tumores de cartilagem), bem como com tumores de tecidos moles, como lipossarcomas e fibrossarcomas.
Agende sua consulta e reabilitação no VITA
Cuide da sua saúde com quem é referência em cuidados de excelência. O Vita é a clínica de ortopedia e fisioterapia do Grupo Fleury e conta com os melhores especialistas em ortopedia e traumatologia do estado de São Paulo.
Para agendar sua consulta, clique aqui ou entre em contato pelo telefone 4004-6420