Home > Especialidades > Ortopedista > Trauma Ortopédico

Trauma Ortopédico

Especialista em trauma ortopédico é a sub-especialidade da ortopedia (área de atuação) que trata das fraturas e suas complicações.

Especialista em trauma ortopédico

Trauma ortopédico é a sub-especialidade da ortopedia (área de atuação) que trata das fraturas e suas complicações:

  • Fraturas dos ossos longos: coxa/quadril (fêmur), perna (tíbia/fíbula), braço (úmero) e antebraço (rádio/ulna),
  • Fraturas e luxações articulares;
  • Fraturas e luxações da pelve (bacia);
  • Pacientes politraumatizados (múltiplas fraturas pelo corpo);
  • Rigidez Articular (perda ou limitação do movimento);
  • Pseudoartrose (quando o osso não consolida);
  • Consolidação Viciosa (quando o osso consolida desalinhado causando deformidades);

  • Dismetria (quando a consolidação causa encurtamento do membro);
  • Osteomielite (infecção óssea);
  • Retirada de Material de Síntese (placas, hastes e parafusos podem incomodar o paciente pela sua localização, com variações da temperatura ambiente (quando esfria) ou na presença de infecção).

FRATURAS

As fraturas acometem todas as faixas etárias, desde crianças à idosos. Podem ser de baixa energia, como queda da própria altura em acidentes domésticos e esportivos até lesões de alta energia relacionadas a acidentes de moto, carro ou esportes radicais, levando a múltiplas fraturas (politraumatismo) e/ou fraturas expostas. Devido a sua altíssima incidência o trauma é considerado uma epidemia.

Atualmente, o tratamento das fraturas tem por princípio o uso de técnicas minimamente invasivas que proporcionam estabilidade suficiente para permitir a reabilitação precoce do paciente, o que diminui a chance de complicações.

PSEUDOARTROSE

Pseudoartrose é a não união de uma fratura além do tempo esperado para sua consolidação associada a características clínico-radiográficas particulares. As fraturas complexas e/ou expostas, o uso de certos medicamentos, o diabetes, o tabagismo, infecção ou a falha da fixação (ex: quebra do material de síntese) são alguns dos fatores predisponentes para o desenvolvimento da pseudoartrose.

CONSOLIDAÇÃO VICIOSA

Consolidação Viciosa é a união de uma fratura com alguma deformidade angular, rotacional ou encurtamento. Estas deformidades sobrecarregam as articulações vizinhas podendo causar dor, limitações funcionais, claudicação (mancar) e até artrose.

OSTEOPOROSE

A Osteoporose é caracterizada pela redução da massa óssea que leva a fragilidade do osso predispondo à fratura. Ela se torna mais comum à medida que a idade avança e acomete mais mulheres (9 a 38%) que homens (2 a 8%). Ela pode ser agravada por doenças endócrinas, gastrointestinais, neoplásicas, alcoolismo, medicamentos e período prolongado de imobilização (osteoporose de desuso). Costuma ser assintomática até a ocorrência de uma fratura. O osso osteoporótico pode se quebrar com traumas banais de baixíssima energia. Muitas vezes, é impossível determinar “se o paciente caiu porque quebrou ou se quebrou e porque caiu”.

O VITA conta com uma equipe de especialistas em trauma ortopédico 24 horas (​55 11 95770-3600​) para atendimento das URGÊNCIAS ORTOPÉDICAS à pacientes que estão em casa, no Pronto Socorro ou queiram ser transferidos para os melhores hospitais de São Paulo - SP.

 

Unidades que atendem essa especialidade