Bucomaxilofacial

A equipe de CTBMF segue a missão, princípios e valores do Vita. Tem no rigor científico e na empatia pilares fundamentais da sua atividade. Os cirurgiões bucomaxilofaciais do Vita são especialistas, membros do Colégio Brasileiro de CTBMF, formadores de opinião e mestres e doutores em sua especialidade.

Quem somos

O Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) integra as atividades do Vita desde a inauguração da unidade Higienópolis em 2006, coordenado pelos doutores Gabriel Pastore e Patrícia Radaic. Conta a participação de cinco cirurgiões e hoje está presente nas Unidades de Higienópolis e Morumbi, além de atendimento nos principais Hospitais onde coordenam e/ou integram os corpo clínico como equipe institucional nas atividades de retaguarda, assistência, pesquisa e ensino (Hospital Sírio-Libanês, Hospital BP, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Moriah, HCor, Fleury Hospital-Dia).

Referência para algumas das mais importantes seguradoras de saúde do Brasil: Omint, Care Plus e SulAmérica, depositam na equipe de CTBMF do Vita a referência para os cuidados dos seus segurados em âmbito ambulatorial e para cuidar de seus segurados no tratamento das urgências e emergências quando necessário.

A equipe de CTBMF segue com o Propósito, Visão e Valores do Vita. Tendo no rigor científico e na empatia pilares fundamentais da sua atividade. Os cirurgiões bucomaxilofaciais do Vita são especialistas, membros do Colégio Brasileiro de CTBMF, mestres e doutores em sua especialidade e formadores de opinião. Dr. Gabriel e Dra. Patrícia ministram cursos de formação no Brasil e em muitos países da América Latina, Estados Unidos e Europa, assim como recebem cirurgiões observadores de diversos países do mundo. É a equipe de CTBMF responsável pelo Fellowship Host Center da Fundação AO, único no Brasil, em associação com o Hospital BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

O serviço de CTBMF do Vita cuida de todas as vertentes da Especialidade: trauma facial, correção das deformidades faciais (ortognática), doenças da articulação temporo-mandibular (ATM), cistos e tumores do ossos da face, cirurgias associadas aos dentes permanentes, as extrações (ou a extração) de terceiros molares (dentes do siso) e implantes dentários.

Nosso trabalho recebe apoio de colegas cirurgiões dentistas, que atuam no auxílio ao paciente, para que estes tenham suas necessidades prontamente supridas e sejam assistidos de forma integrada.

O que fazemos

Trauma Facial

Traumas de face são a base de nossa especialidade, as fraturas dos ossos da face são muito comuns, acometem a mandíbula, maxila, nariz, orbitas, complexos dos ossos zigomáticos e os ossos frontais. Podem levar a alterações funcionais como a limitação da função mastigatória, diminuição da qualidade da visão e respiração e a deformidades estéticas da face que certamente estigmatizam os pacientes. Muitas são as causas possíveis dos traumas faciais, entre os mais comuns estão os acidentes de trânsito associados a carros, motos e atropelamentos, agressões físicas, quedas de altura ou da própria altura, ferimento por projéteis de arma de fogo, acidentes desportivos, acidentes ciclísticos e outros traumas direto e indiretos que tenham impacto da face.

Nossa equipe é responsável pelo atendimento de traumas de face dos principais Hospitais de São Paulo, fazendo a parte da retaguarda e coordenando o atendimento de alguns deles. São eles: Hospital Sírio-Libanês, Hospital BP, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Moriah, HCor. Além disso as seguradoras Omint, Care Plus e SulAmérica confiam à nossa equipe o atendimento de seus segurados há mais de 10 anos. Assim, é muito provável que se você precisar de nossa especialidade em um destes hospitais ou for segurado por uma dessas seguradoras, será também por nós atendidos.

Tal fato fez que organizássemos um serviço de atendimento de urgência para a nossa especialidade 24/7 todos os dias do ano, a cada dia há um de nossos cirurgiões disponível para cuidar de você onde quer que você esteja.

Cirurgia Ortognática

A cirurgia ortognática é indicada para os pacientes que apresentam uma alteração de crescimento com desequilíbrio dos ossos da face, associados ou não a síndromes que podem causar as deformidades similares.

Você certamente conhece alguém que possui uma mandíbula mais pronunciada (prognatismo) ou menos projetada (micrognatismo), mas existem outras alterações faciais que podem exigir correções cirúrgicas como a atresia de maxila, a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS), assimetrias verticais da face e sequelas de trauma ou tumores que podem utilizar as técnicas de Cirurgia ortognática para as suas correções.

As cirurgias ortognática em nossos tempos é muito segura. O uso de planejamento virtual computadorizado e tridimensional com a impressão de guias cirúrgicos de corte e fixação, trouxeram à cirurgia ortognática a acurácia de milímetros e a previsibilidade que faltava há dez anos, mas não se iluda: é na experiência de profissionais preparados que está a segurança de resultados sólidos, assim como a tranquilidade de um acompanhamento personalizado quando o tratamento precisa de atenção.

Feita em ambiente hospitalar e coberta pelas seguradoras de saúde, tem como seus maiores beneficiados os pacientes que buscam uma cirurgia que lhes traga um adequada função mastigatória e consequentemente, harmonia facial.

Para a realização das cirurgias ortognáticas os pacientes passam por um preparo ortodôntico e certamente devem ser acompanhado por uma equipe multiprofissional envolvendo Cirurgia Bucomaxilofacial, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Ortodontia, Otorrinolaringologia e outras. Os mais de 20 anos de experiência da nossa equipe se fazem valiosos nos cuidados com sua saúde e acompanhamento do seu tratamento, em todos os momentos.

Doenças da Articulação temporo-mandibular (ATM)

As doenças que acometem a articulação temporo-mandibular (ATM) são certamente parte da maioria das queixas dos pacientes que buscam nossa especialidade nos últimos anos. Percebendo que as DTMs seriam tão importantes para nossos pacientes, Dr. Gabriel e Dra. Patrícia buscaram alternativas de tratamento minimamente invasivos para estas patologias. Há pouco menos de 10 anos buscaram aprendizado para as técnicas de Artroscopia da ATM e tornaram-se pioneiros das artroscopias operatórias no Brasil. Hoje são referências para o tratamento das doenças da ATM desde os conservadores até as substituições protéticas dessa articulação. Mas são as artroscopias (que recentemente foram reconhecidas na literatura como melhor tratamento para as ATMs) que fazem da equipe de BMF do Vita uma referência internacional. Nossa equipe, representada por seus coordenadores, ministra aulas no mundo todo e é referência na formação deste tipo de cirurgia, criando técnicas reproduzidas nos mais diversos países e realizando com segurança esta cirurgia em vários centros médicos.

As DTMs estão associadas as dores de cabeça, zumbidos no ouvido, dores no pescoço, dificuldade de abrir e fechar a boca, estalos, sensação de areia nas articulações do rosto e dor. A dor é o sintoma mais cruel dentre todos:  limita a qualidade de vida dos pacientes e influencia sua forma de se relacionar no trabalho e socialmente.

Os pacientes que sofrem desses sintomas devem procurar ajuda o mais breve possível, pois na maioria das vezes o diagnóstico precoce favorece o tratamento não cirúrgico com uso de aparelho oclusal e fisioterapia, com excelentes resultados. Porém de acordo com o avanço dos sinais e sintomas, o tratamento exige mais habilidade no diagnóstico de forma a conduzir o paciente por um caminho seguro através das possibilidades cirúrgicas de tratamento, sem jamais deixar de lado a reabilitação.

Patologias Faciais

Normalmente associadas à cistos e tumores dos ossos da face, essas patologias benignas são da habilitação do cirurgião bucomaxilofacial. Desde nossos primeiros anos de profissão, essas cirurgias foram motivo de muita dedicação para que os pacientes tenham o tratamento mais adequado possível. Aqui ressaltamos: para a cura da lesão e o reestabelecimento estético e funcional do paciente, é necessário a reabilitação.

Os tumores benignos dos ossos da face apesar de não apresentarem a possibilidade de se reproduzir a distância (metástase) podem ser avassaladores, localmente comprometendo a função mastigatória e consequentemente a estética facial sempre associada à função.

A sinergia das equipes de CTBMF e Ortopedia do Vita fazem muito diferença, nossa capacidade de reabilitar os ossos faciais e reabilitar os pacientes no pós-operatório é um diferencial de nosso trabalho.

Os pacientes que apresentarem dormência na face, aumento de volume facial, mobilidade súbita dos dentes e lesões brancas nos lábios, bochechas e língua, devem assim que possível procurar pelos nossos cuidados. Os que apresentarem imagens radiográficas de lesões que aparentemente mostram formações que consomem os ossos da face, associadas ou não aos dentes do paciente, também devem nos procurar.