Home > Especialidades > Outras Especialidades > Vascular

Vascular

A especialidade de Cirurgia Vascular e Endovascular é focada no estudo, diagnóstico e tratamento de doenças que acometem artérias, que são os vasos que conduzem o sangue rico em oxigênio, do coração aos diversos órgãos, membros e tecidos, levando suprimentos e oxigenação às células para que seja possível a realização de suas atividades vitais; veias, que conduzem o sangue com alto teor de gás carbônico de volta ao coração, para que seja bombeado novamente ao pulmão onde é realizado o processo de eliminação de gás carbônico e absorção de oxigênio; e vasos linfáticos, que são vasos de calibre muito pequeno, estão localizados no tecido logo abaixo da pele, e têm a função de absorver e conduzir o excesso de líquido existente neste espaço em direção ao sistema venoso para que seja eliminado, posteriormente, através da filtração renal.

Doenças Do Sistema Arterial

As principais e mais frequentes doenças arteriais estão relacionadas à idade, genética e presença de fatores de risco como tabagismo, diabetes mellitus, hipertensão arterial, colesterol elevado e sedentarismo. Podemos dividi-las em 2 grupos, não exclusivos entre si.

Doenças arteriais obstrutivas: Estas doenças caracterizam-se pela deposição de gordura na parede das artérias, com formação de placas que crescem progressivamente, causando obstrução ao fluxo adequado de sangue aos tecidos, é conhecida como aterosclerose e comumente compromete diversas artérias do corpo de modo simultâneo. Os sintomas das obstruções arteriais dependem de quais artérias estão comprometidas, da extensão das obstruções e de outras doenças associadas.

Nos casos de acometimento das artérias dos membros inferiores, o sintoma pode ser dor nas pernas para caminhar que melhora instantes após a parada da caminhada, úlceras nas pernas, necroses dos dedos dos pés. Em outras situações como no acometimento das artérias carótidas, por exemplo, o primeiro sintoma pode ser o AVC.

Aneurismas arteriais: São dilatações das artérias que podem evoluir para ruptura e sangramento ou, menos frequentemente, trombose da artéria dilatada. O cirurgião vascular trata os aneurismas de aorta, das artérias dos membros e das artérias viscerais.

São geralmente assintomáticos durante seu crescimento, caracterizando importante fator de preocupação visto que podem ser descobertos somente no momento da ruptura, o que diminui muito a possibilidade de correção e prevenção de hemorragia fatal nos aneurismas da aorta, por exemplo.

Prevenção: a prevenção das doenças arteriais está diretamente relacionada ao controle dos principais fatores de risco citados previamente, depende de acompanhamento clínico adequado, exames de rotina e consultas com especialista.

Tratamento: o tratamento específico das doenças arteriais deve ser planejado e realizado por cirurgiões vasculares especializados nesta área. As cirurgias arteriais são procedimentos complexos, envolvem técnicas abertas convencionais e as técnicas minimamente invasivas endovasculares.

Doenças Do Sistema Venoso

Existem dois problemas conhecidos relacionados ao sistema venoso: Tromboembolismo Venoso e Insuficiência Venosa.

O Tromboembolismo Venoso é mais raro e potencialmente mais grave, pela conhecida e temida embolia pulmonar e exige tratamento de urgência. É uma entidade clínica que engloba duas situações: a Trombose Venosa Profunda e a Embolia Pulmonar. Resumidamente, a Trombose Venosa Profunda é a formação repentina de trombos no interior das veias profundas, geralmente acontece nos membros inferiores e pode se complicar com o deslocamento destes trombos em direção aos vasos do pulmão acarretando a Embolia Pulmonar. A embolia pulmonar, na maioria das vezes, não é grave, mas em alguns casos pode levar à insuficiência respiratória, sobrecarga do coração, podendo até ser fatal.

Os principais fatores de risco do tromboembolismo venoso são: idade, imobilização, história de tromboembolismo venoso prévio, obesidade, cirurgias, câncer, gravidez e puerpério, uso de anticoncepcionais dentre outros.

O tratamento do tromboembolismo venoso (trombose venosa profunda e embolia pulmonar) envolve uso de medicação anticoagulante e nos casos extremos pode ser necessário procedimento cirúrgico de emergência.

Já a Insuficiência Venosa é uma situação clínica frequentemente encontrada em nosso meio, relaciona-se ao inchaço e desconforto nas pernas, presença de varizes, não é grave e de tratamento não urgente e não complexo na maioria das vezes. É a incapacidade persistente, duradoura das veias exercerem sua função de conduzir o sangue de volta ao coração. Este conceito abrangente engloba diferentes formas de apresentação, desde pequenos vasinhos dilatados de pele, passando por varizes até os casos mais graves como inchaço crônico das pernas, com escurecimento e fibrose da pele e úlceras. Varizes podem fazer parte do quadro ou ser a causa da insuficiência venosa.

O tratamento da insuficiência venosa depende de sua causa e da gravidade e deve ser planejado caso a caso. Envolve medidas clínicas como exercícios para fortalecimento da musculatura de panturrilha, compressão elástica das pernas, correção de hábitos posturais, medicações, curativos especializados para os casos de úlceras e o tratamento cirúrgico para varizes.

As cirurgias para tratamento de varizes consistem nas cirurgias de retirada das veias varicosas, se houver insuficiência da veia safena, pode ser realizada a retirada da safena (ressecção) ou a sua eliminação através do calor (laser ou radiofrequência).

Doenças dos Vasos Linfáticos

Linfedema é o inchaço ou tumefação de algum órgão ou tecido decorrente do mau funcionamento dos vasos linfáticos, acomete principalmente os braços ou as pernas, geralmente é indolor e causa sensação de peso das extremidades afetadas. As causas são diversas: congênitas, secundárias a infecções de pele, câncer, cirurgias ou tratamentos de radioterapia dentre outras.

O tratamento geralmente envolve medidas clínicas como compressão elástica, técnicas específicas através de fisioterapia de drenagem linfática ou compressão através de aparelhos, as cirurgias são realizadas em casos extremos.

Unidades que atendem essa especialidade