Avaliação isocinética

O Teste Isocinético é uma ferramenta chave para avaliar a função muscular do corpo humano, especialmente em atletas e pacientes com lesões musculoesqueléticas.

No VITA, a avaliação é feita pelo aparelho de dinamometria isocinética da marca Cybex. Ele permite o escaneamento preciso da força, potência e resistência dos músculos, oferecendo informações sobre o desempenho, o que ajuda a determinar os protocolos médicos adequados para a reabilitação do paciente.

Como é feito?

No VITA, o Teste Isocinético pode ser feito em diferentes áreas, como tornozelos, joelhos, quadris e/ou ombros.

Durante a avaliação, o paciente é conectado ao aparelho e precisa realizar movimentos específicos, em diferentes direções. Este dispositivo fornece uma resistência constante ao longo de todo o arco do movimento, a uma velocidade angular predefinida, para análise da força muscular em condições dinâmicas. Os sensores do aparelho são responsáveis por registrar a força gerada ao longo do movimento, garantindo uma avaliação padronizada e precisa.

Para cada área, a avaliação leva em torno de 1 hora. No dia do teste, é recomendado o uso de roupas leves ou de ginástica, bem como se evite o esforço físico um dia antes, e logo após o procedimento.

O que é avaliado?

Durante o Teste Isocinético, diversos parâmetros são avaliados com o objetivo de identificar desequilíbrios musculares, áreas de fraqueza ou potenciais lesões, permitindo o desenvolvimento de estratégias de treinamento e reabilitação personalizadas.

Os parâmetros avaliados são:

  • Força máxima produzida pelos músculos;
  • Relação entre músculos agonistas e antagonistas;
  • Resistência à fadiga;
  • Simetria entre os membros.

Os resultados obtidos ajudam a individualizar e direcionar os programas de reabilitação e prevenção de lesões, promovendo uma abordagem mais eficaz, precisa e personalizada.

Unidades que atendem essa especialidade