Nutrição
Veja também
Responsável pela adequação alimentar de atletas profissionais e amadores das mais variadas modalidades, tem o objetivo de proporcionar um aporte nutricional adequado para melhorar o rendimento e recuperação pós-treinamentos e competições.
A nutrição esportiva desempenha um papel fundamental na otimização dos efeitos benéficos da atividade física. A orientação correta sobre sua nutrição e hidratação pode resultar em melhor desempenho, recuperação e prevenção de lesões.
Cada modalidade esportiva e cada indivíduo exigem uma abordagem diferente, por isso, o nutricionista faz uma avaliação completa do paciente e desenvolve um plano alimentar personalizado. Leva-se em conta, inclusive, os diferentes momentos da rotina de treinamentos do atleta.
OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA NUTRIÇÃO ESPORTIVA:
ENERGIA E PERFORMANCE - na busca por um desempenho de excelência, o atleta leva o corpo ao limite. Durante a fase de treinos, o atleta precisa seguir um plano alimentar que forneça energia necessária para o esforço envolvido, e assim, minimizar a probabilidade de uma fadiga muscular.
CONTROLE DE PESO - em algumas modalidades, o peso corporal tem extrema importância, podendo até ser motivo de eliminação do atleta em determinada disputa. Em casos assim, é dever do nutricionista esportivo formular uma dieta orientada à perda ou ao ganho de massa de maneira saudável. O mesmo vale para quem precisa desenvolver musculatura.
HIDRATAÇÃO - por mais simples que pareça, manter a hidratação é tão importante quanto controlar o peso ou ganhar energia para elevar a performance. Desde quem pratica um treino matinal até atletas de ponta, todos devem atentar para manter a hidratação – que pode ser feita tanto pela ingestão de água quanto por bebidas esportivas. A desidratação compromete não apenas a performance, mas a própria a saúde da pessoa.