Endocrinologia Esportiva

A endocrinologia esportiva é uma especialidade que cuida do aparelho endócrino, avalia e orienta a adequação hormonal e metabólica, auxiliando atletas amadores e de alta performance a alcançarem melhores resultados em suas atividades físicas, como melhorar o rendimento físico ou mudar o corpo com a perda de peso ou ganho de massa muscular.

Para eleger o tratamento mais indicado dentro da especialidade, os médicos avaliam alguns hormônios fundamentais:

INSULINA - gerado pelos carboidratos consumidos, o açúcar no sangue (ou glicose) é uma fonte importante de combustível para o organismo. Para usá-lo como energia, seu corpo precisa do hormônio da insulina para transportar o açúcar do sangue para as células.

TESTOSTERONA - apesar da testosterona ser um hormônio predominantemente masculino, é muito importante também em diversas funções nas mulheres. A testosterona ajuda no ganho de massa magra (músculos) e, consequentemente, promove o aumento do metabolismo basal que, por sua vez, contribui para a diminuição da massa gorda.

HORMÔNIO DO CRESCIMENTO (GH) - este hormônio exerce a sua ação, de forma indireta, através da ativação de uma proteína produzida no fígado, o fator de crescimento insulina símile (IGF-1). Na juventude, a principal ação do GH consiste na promoção do crescimento. Já na idade adulta, a sua função está relacionada, sobretudo, à manutenção da massa magra e diminuição da massa gorda.

HORMÔNIO TIROIDIANO (HT) - este hormônio tem importância fundamental em várias funções vitais, com destaque para o metabolismo (produção de calor e energia). A diminuição desse hormônio (hipotiroidismo) torna nosso metabolismo mais lento e promove o ganho de peso. Já o seu excesso (hipertiroidismo), torna o nosso metabolismo mais acelerado e promovendo a perda do peso, mas às custas também de perda de massa magra (músculo).