Home > Especialidades > Outras Especialidades > Cardiologia

Cardiologia

As doenças cardíacas continuam sendo as principais causas de morte no Brasil e no mundo ocidental.

Entretanto o VITA considera o coração o órgão da vida e da felicidade. É  ele que o habilita a correr para um abraço apertado, a sentir emoções fortes como o beijo de uma pessoa amada, a caminhar longas distâncias  para conhecer novos lugares. Tratar bem do seu coração é antes de tudo querer viver bem e intensamente.  A prevenção das doenças cardíacas com atividade física, bons hábitos alimentares e controle dos fatores de risco para o infarto são a base de uma vida com qualidade e são a principal meta da atenção cardiológica que oferecemos. O VITA faz o alerta para alguns dos principais fatores de risco:

A hipertensão arterial sistêmica (Pressão Alta) acomete 30% da população mundial. Tem início insidioso, raramente provoca sintomas e se torna muito frequente com a idade que avança. Por isso é muito importante realizar controles periódicos, evitar a obesidade e a ingestão excessiva de sal.

O diabetes tipo II ou do adulto é um grave agressor da circulação tornando seus portadores mais sujeitos a infartos e a derrames ( AVCs). Evitar seu aparecimento e/ou efetuar seu controle uma vez instalado é de suma importância e isso só se consegue com avaliações periódicas.

O tabagismo , com todas as suas nefastas consequências conhecidas de todos, continua sendo um dos principais motivos de morte por doenças pulmonares, malignas e cardíacas. Interromper este vício é uma das portas para uma vida mais longa e melhor.

O sedentarismo e a obesidade são os mais novos vilões na novela do infarto do miocárdio. Cuidar do coração significa praticar atividade física regular e manter o peso dentro de parâmetros estabelecidos como o Índice de Massa Corpórea ( IMC )

Além da prevenção das doenças cardíacas a equipe de cardiologia do VITA se utiliza de todos os mais modernos métodos diagnósticos e terapêuticos disponíveis para manter seu coração um órgão que emana vida e saúde.