Home > Especialidades > Reabilitação > Hidroterapia

Hidroterapia

FISIOTERAPIA AQUÁTICA

A Fisioterapia Aquática (conhecida popularmente como hidroterapia) é uma especialidade da Fisioterapia realizada em piscina terapêutica. Utiliza exercícios, manuseios e técnicas específicas para prevenir, tratar e restaurar movimentos prejudicados por alguma condição ou trauma para o retorno breve das atividades funcionais do dia-dia (agachar, andar, subir/descer escadas) e práticas esportivas. Faz parte de um processo de reabilitação de qualidade. Por isso, está inserida nos protocolos de atendimentos e no modelo de assistência interprofissional do Vita.

Grande parte dos benefícios da Fisioterapia Aquática se deve a imersão em água aquecida. Melhora o quadro de dor, reduz a carga das articulações e facilita o ganho de mobilidade do corpo. As propriedades físicas da água promovem uma série de alterações fisiológicas no sistema musculo esquelético, cardiorrespiratório, endócrino e no sistema nervoso central.

Aplicações da Fisioterapia Aquática nas lesões musculoesqueléticas:

Recuperação de cirurgias ortopédicas

Ganho funcional da Osteoartrose

Treino de equilíbrio e redução do risco de quedas

Melhora da mobilidade articular

Treino precoce de marcha com segurança

Melhora as dores na coluna e outras articulações

O tratamento é planejado de acordo com as necessidades individuais, queixas e características de cada paciente. A intensidade da terapia pode variar, abrangendo desde uma terapia de relaxamento até o treino intenso de força muscular e condicionamento físico.

Não é necessário saber nadar para realizar o tratamento. Nossos profissionais são habilitados e capacitados nos principais métodos da fisioterapia aquática. Inclusive aplicam técnicas em pessoas que apresentam pânico ou medo de água, onde parte-se de um processo gradativo e cauteloso de adaptação e suporte manual adequado do terapeuta para a autonomia total da pessoa no meio aquático.

Unidades que atendem essa especialidade