Home > Especialidades > Reabilitação > Osteopatia

Osteopatia

A osteopatia é uma abordagem integral de cuidados de saúde centrada no indivíduo, reconhecendo a importância da relação entre a estrutura do corpo e o seu funcionamento.

Na osteopatia, depois de definido o diagnóstico, o tratamento é feito através de técnicas manuais para tratar os músculos, as articulações, os nervos, o tecido conjuntivo, o sistema circulatório e os órgãos internos, com o objetivo de favorecer a capacidade do corpo de autorregeneração e autocura.

Esta abordagem tem como base o princípio de que as estruturas e funções do corpo estão intimamente integradas, e que o bem-estar de um indivíduo depende do funcionamento conjunto e equilibrado das estruturas neurológicas, musculoesqueléticas e viscerais. No entanto, os estresses físicos e emocionais, como má postura, lesões do esporte, do trabalho e acidentes favorecem o surgimento de disfunções e restrições. Se uma das estruturas está limitada, as demais sofrem adaptações e compensações, o que pode gerar inflamação, dor, rigidez e outros problemas de saúde.

Pessoas de todas as idades, do recém-nascido ao idoso, podem consultar um osteopata e se beneficiar desse tratamento manual não invasivo.

Terapias Posturais

A equipe Vita Postural é composta de profissionais especializados no tratamento de alterações posturais, com o objetivo de proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos pacientes.

Inicialmente, realiza-se uma avaliação que definirá o diagnóstico e o tratamento adequado.

Há diversos métodos posturais no Vita para atender a necessidade de cada paciente, como um dos mais populares, o RPG.

RPG (Reeducação Postural Global)

Desenvolvida na década de 70 pelo francês Philippe Souchard, o método promove alívio das dores e deformidades da coluna vertebral por meio de exercícios respiratórios e alongamentos passivos em cadeias musculares. Essa terapia divide-se em três fundamentos: individualidade – cada indivíduo é diferente do outro, assim seu tratamento também será diferenciado; causalidade – o tratamento não é realizado somente no local da dor; e globalidade – o corpo é tratado por inteiro.