Especialista do Vita esclarece mitos, verdades e deixa recomendações para os corredore

A prática de corrida ainda gera muitas dúvidas, seja para atletas iniciantes ou veteranos. Confira mais a respeito, lendo o artigo completo.

Muitos atletas, sejam iniciantes ou até mesmo veteranos, ainda têm muitas dúvidas relacionadas a diversos aspectos que envolvem a prática da corrida. Estas vão desde o que uma dieta para uma maratona – seja completa ou meia – deve conter, até informações sobre o que consumir não só antes, mas também durante e após a prova. Além disso, qual acompanhamento profissional deve ser levado em conta para aumento da performance fisiológica e ortopédica – mesmo em provas com distâncias menores? São muitos fatores a se levar em conta.

Além das dúvidas, muitos corredores também carregam preconceitos que estão enraizados desde a época dos nossos avós.

Com isso em vista, elenquei algumas das principais dúvidas que muitas das pessoas que atendo no Vita trazem – muitas delas precedidas pelo clássico “eu sempre quis saber se…”. Veja se alguma delas traz a resposta para suas indagações.

Tenho de tomar isotônico e cápsula de sal para evitar a desidratação?

Mito. Temos de tomar muito cuidado com a ingestão de isotônicos, pois o excesso deles pode – ao invés de prevenir – causar a desidratação (hiponatremia).

As câimbras são causadas pela desidratação

Mito. A desidratação pode ser uma das causas das câimbras, mas existe uma série de fatores que levam ao seu aparecimento. A principal causa é o esforço físico em excesso: as pessoas que sentem câimbras normalmente são aquelas que exageraram na prática de atividade física (como correr uma maratona) ou possuem uma predisposição para o desenvolvimento desse tipo de problema físico – muitas vezes ligado à nutrição errada, ou seja, falta de nutrientes.

O carboidrato é fonte de energia ideal para corredores.

Verdade. Carboidratos são essenciais para corredores e devem compor em torno de 60% a 70% das calorias totais da alimentação diária.

Em termos nutricionais, arroz branco, batata cozida e macarrão sem molho se equivalem.

Verdade. Todos são fontes de carboidratos. Estes devem ser consumidos em todas as refeições, especialmente antes e após as corridas. Corredores não devem ter uma dieta restrita, mas sim a mais variada possível – sempre tomando cuidado com a quantidade e qualidade dos alimentos.

Alternativas de fonte de proteína para veganos e vegetarianos: arroz com feijão, quinoa, tofu, cogumelos, chia, amaranto, grão de bico, linhaça, aveia, amendoim.

 Suplementos alimentares: como e quando usar?

Podemos utilizar os suplementos sempre que for necessário complementar uma dieta para a manutenção da saúde, melhora da performance ou para atingir algum objetivo mais específico. São usados antes, durante e após a atividade física.

Quais são os exames indispensáveis para realizar antes de iniciar um tratamento para emagrecer?

Avaliação da composição corporal, exames sanguíneos, eletrocardiograma e calorimetria indireta (usada para medir o gasto energético).

O exercício físico ameniza a ressaca?

Não. Pelo contrário. Devemos evitar a prática de atividade física quando estamos de ressaca. A ressaca é um conjunto de sintomas mentais e físicos causados devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas e resulta em desidratação, aumento da atividade do fígado para eliminar o excesso de álcool do sangue e alterações do sistema nervoso devido à hipoglicemia induzida pelos altos níveis de álcool circulantes. Estes sintomas, associados à prática de atividades físicas, podem causar risco à saúde.

O que é bioimpedância?

É um exame de alta precisão destinado à avaliação da composição corporal. Lembrando que a precisão está diretamente ligada à qualidade do equipamento. A bioimpedância é um exame que analisa a composição corporal, indicando a quantidade de água, massa muscular, massa gorda e gordura visceral, além da densidade óssea e taxa de metabolismo basal. O exame de bioimpedância se faz em balanças especiais, que têm placas de metal que conduzem um tipo fraco de corrente elétrica que atravessa todo o corpo.