Especialista do Vita revela como a fisioterapia ajuda o corredor com síndrome patelo-femoral

O foco da prevenção ou do tratamento deve ser na educação do corredor com relação a dor, exposição gradativa a carga associada a exercícios de fortalecimento muscular para quadríceps, glúteo médio e máximo. Dentre os recursos que a fisioterapia oferece, os principais são os exercícios de ativação e fortalecimento muscular, associados a dupla tarefa e voltados para corrida, exercícios de controle de movimento e coordenativos, além de intercalar caminhadas e trotes gradativamente.

Muitos corredores têm problemas com a síndrome patelo-femoral ou dor anterior do joelho. Nesta condição, o principal agravante é a dor, a qual pode ocorrer mesmo sem o corredor apresentar algum tipo de lesão tecidual ou alterações mecânicas.

O foco da prevenção ou do tratamento deve ser na educação do corredor com relação a dor, exposição gradativa a carga associada a exercícios de fortalecimento muscular para quadríceps, glúteo médio e máximo. Veja abaixo algumas respostas para as dúvidas mais comuns que chegam até mim nos atendimentos no Vita Ortopedia e Fisioterapia:

Quais são os recursos que a fisioterapia conta para esse tratamento?

Dentre os recursos que a fisioterapia oferece, os principais são os exercícios de ativação e fortalecimento muscular, associados a dupla tarefa e voltados para corrida, exercícios de controle de movimento e coordenativos, além de intercalar caminhadas e trotes gradativamente.

A dor anterior no joelho é um dos achados mais frequentes na avaliação de um corredor. Por que isso acontece?

Como citado acima, o foco principal dessa lesão é a dor, não tendo necessariamente uma causa (como lesões de tecidos moles ou alteração mecânicas). Porém, não podemos deixar de citar que o corredor deve apresentar um bom suporte muscular, controle de movimento, flexibilidade e mobilidade, porque correr exige uma demanda mecânica sobre o nosso corpo e o corredor deve estar apto para a atividade, assim evitando lesões.

A dor anterior no joelho é um problema postural?

Não! E por que podemos afirmar que não é problema postural? Porque não existe uma forma correta de correr. A literatura disponibiliza estudos com valores de referência em que o corredor deveria se enquadrar ou aproximar para uma corrida ideal, mas isso não quer dizer que devemos ter uma postura específica.

Quais são os exercícios para melhorar essa postura?

O ideal é que esse corredor tenha uma boa consciência corporal e busque identificar o que o deixa mais confortável para correr (seja o tipo de solo que corre, o tipo de calçado, se corre na ponta do pé ou com o calcanhar) e entenda que cada um tem uma forma de correr e que não existe um padrão ou postura correta.