Dicas importantes para evitar lesões no Crossfit

Mais de 70% dos atletas de crossfit já relataram algum tipo de lesão ao praticar o exercício, com alguns cuidados, elas podem ser evitadas, auxiliando em sua prática e saúde.

O surgimento de lesões é algo comum em quem pratica esporte regularmente, principalmente quando falamos de modalidades como o Crossfit, em que o corpo é exigido ao máximo para dar o seu melhor.

Antes de mais nada, o Crossfit consiste em uma atividade de grande intensidade, e de maneira constante, seu principal objetivo é que o participante consiga desenvolver de maneira completa diversos aspectos em seu treinamento, não apenas força, como também: resistência, flexibilidade, coordenação, potência entre outras. 

Quando mal executadas, o praticante pode desenvolver dores e lesões, devido ao movimento incorreto. As regiões mais comuns a serem afetadas por essas lesões são:  Joelho, coluna e ombro.

Mas afinal, como praticar esse esporte da melhor forma e mesmo assim não sofrer com desgastes e nem lesões? Separamos 5 dicas para você praticar Crossfit e evitar lesões.

  • Procure um local credenciado

Ao praticar não apenas o Crossfit, mas como toda atividade física, é importante encontrar um local que seja credenciado para a realização do esporte, assim, o praticante terá toda a confiança de que estará sob supervisão de profissionais qualificados ao receber todo o suporte necessário e da forma correta para o seu desenvolvimento.

  • Não esqueça de se aquecer

Antes de começar, realize o aquecimento adequado, de forma que ele consiga trabalhar todo o seu corpo e os movimentos que serão executados, dessa maneira as fibras musculares serão estimuladas permitindo que os exercícios sejam realizados com maior fluidez, prevenindo possíveis lesões.

  • Respeite os seus limites

Conhecer os seus limites é fundamental para evitar o surgimento de lesões, sejam por desgastes, excessos de exercícios ou até mesmo executar atividades além do que o seu corpo aguenta. Quando estiver treinando e sentir alguma dor ou desconforto, fique atento, e converse como o seu treinador sobre.

  • Procure apenas a orientação de seu treinador

É muito comum sermos influenciados pelas redes sociais por influencers que ensinam determinado movimento, ou técnica, a fim de obter melhores resultados. Mas cuidado, exercícios executados de maneira errada, ou que não condizem com a sua condição física pode ser prejudicial a sua saúde. Por isso, sempre que tiver dúvidas, ou quiser algum movimento novo, converse com o seu treinador, ele será o melhor profissional para ajudar você .

  • Cuide da sua alimentação

Sim! Uma boa alimentação é muito importante para auxiliar no combate a lesões causadas no esporte, isso porque as vitaminas e nutrientes ajudam no fortalecimento de tecidos e do organismo, uma dieta rica em carboidratos e proteínas é essencial para praticantes de esportes, principalmente de alta intensidade, repondo os gastos calóricos que o exercício exige.

Conheça o Vita

O VITA  é uma rede de clínicas de ortopedia, fisioterapia & reabilitação, tendo seu principal diferencial a integração dessas especialidades a reabilitação de pacientes. Através do VITA atletas profissionais recebem diariamente todo o suporte médico necessário para os cuidados de sua saúde. Está com dúvidas ou quer agendar a sua consulta? Fale conosco e conheça a unidade mais próxima de você.