Postura, dores e recuperação

Cada corpo é individual e precisa ser respeitado com suas particularidades. No artigo, esclarecemos algumas dúvidas sobre posturas e dores. Confira o artigo completo.

Não existe uma postura correta ou padrão. O atleta deve correr de acordo com seu biotipo e a mecânica da corrida pode ser aperfeiçoada através de treinamento específico e acompanhamento com especialistas. Porém, é importante ressaltar que alguns pontos técnicos podem afetar a performance e a demanda mecânica durante a corrida, como:

– Os ombros devem estar relaxados;

– Os braços devem estar em sincronia com os movimentos das pernas;

– Na aterrissagem, quadril, joelho e tornozelo devem realizar uma leve flexão a fim de amortecer o impacto;

– O contato do pé com o solo não deve ser muito afastado do tronco;

– Evitar “correr saltando” (oscilando verticalmente), pois esse movimento pode gerar um gasto enérgico desnecessário;

– Em alguns casos, correr com inclinações excessivas do tronco, seja para os lados, para frente ou para trás, pode ser indicativo de desequilíbrios musculares.

Cada corpo tem sua adaptação. O ideal é desenvolver consciência corporal, uma boa coordenação motora e um bom suporte muscular para, assim, ter uma melhor eficiência e evitar lesões.

Posso correr tendo hérnia de disco?

Sim, até porque muitas pessoas possuem hérnia de disco e não apresentam dor alguma na coluna. Porém, são necessários alguns cuidados. Caso a hérnia de disco já tenha resultado em episódios de dor, é necessário o tratamento adequado para que o caso não evolua e não haja mais episódios, além da realização de um trabalho específico de fortalecimento. Muitas evidências científicas aduzem que os discos intervertebrais podem sofrer mudanças positivas decorrentes de exercícios como a corrida. Algumas delas mostram que corredores apresentaram melhor hidratação do que os indivíduos sedentários e há evidências de hipertrofia dos discos intervertebrais nos corredores de longa distância. Porém, sempre são necessárias a indicação e a orientação de especialistas.

Como prevenir câimbras?

A câimbra é um fenômeno multifatorial que pode ser provocado por desidratação, perda de sais minerais, fadiga neuromuscular ou sobrecarga muscular pós-treino. Na maioria das vezes, os episódios dolorosos podem ser ocasionais, com curta duração e desaparecerem espontaneamente. Algumas medidas simples. como alongamento, massagens e compressões mornas, apresentam bons resultados. Já para evitar as câimbras, é importante manter uma boa hidratação e alimentação, repor eletrólitos, evitar exercícios em dias muito quentes, ou mesmo exercícios muito longos ou intensos sem um bom condicionamento físico.

Existe ‘dor boa’ após atividade física?

A dor pós-atividade física é a famosa “dor muscular tardia”, que é correspondente ao trabalho de aumento do condicionamento muscular. É relatada quando o atleta gera uma demanda maior ou diferente do que seu habitual, seja ao iniciar um novo exercício físico ou ao aumentar carga, intensidade ou duração. Geralmente, se manifesta depois de algumas horas, com o aumento da intensidade da dor ocorrendo entre 24 e 48 horas e diminuindo em até 72 horas.

Como iniciar o fortalecimento muscular para corrida?

Toda prática de exercício físico deve ser iniciada de forma segura, dependendo do nível de cada pessoa. Primeiramente, a procura de um profissional específico para sua atividade dará maior confiança no trabalho e resultados dentro de cada objetivo. É importante saber iniciar de forma gradativa, onde sempre de forma mais leve e aos poucos, aumentado a intensidade e duração. Falando especificamente da corrida, o trabalho de fortalecimento é muito importante. Visamos trabalhar o corpo todo, além de força isolada, trabalhar os movimentos, colocando o trabalho de força específica dentro do gesto esportivo, com um foco ainda maior nos músculos do complexo biomecânico da corrida: glúteos, quadríceps e panturrilha. Além, é claro, da musculatura dos pés, que são nossa base e nos dão estabilidade.

Benefícios da fisioterapia para o cotidiano do atleta

Podemos dizer que a fisioterapia faz parte da vida de qualquer atleta (e pessoa) que busca estar bem para suas atividades e demandas do esporte e para o dia a dia. Alguns pontos positivos: prevenção de lesão, diminuição de dores e reabilitação de lesões, recovery, aumento e ganho de performance, ajustes biomecânicos dentro do gesto de cada modalidade esportiva e muito mais.